A Maratona de Nova York está quase aí (ela rola no dia 2 de novembro). E, também, está chegando a hora de fazer a sua mala de viagem. Esse é, muitas vezes, um momento difícil para alguns corredores. Afinal, sempre surge a dúvida: o que levar na bagagem?
A dica principal é dividir a sua mala em três partes: antes da corrida, no dia da prova e pós-maratona. Pense em tudo o que você vai fazer durante os dias que estará fora para saber o que é necessário levar. Usando essa estratégia será mais fácil lembrar-se de tudo o que você precisa.
1. Prepare-se para todos os climas
É apropriado que você tenha na bagagem produtos para todos os tipos de clima. Isso significa levar roupas para dias de chuva, frio, calor, vento, etc. Você, provavelmente, vai chegar mais cedo para a corrida e ter de esperar até a largada. Então, vista algo quente para o frio da manhã, mas que possa ser descartado no meio da corrida, já que a temperatura corporal vai aumentar bastante durante os 42 km que você terá pela frente. Leve roupas com as quais você já esta acostumado e que são confortáveis para que elas não esfreguem no seu corpo ou irritem a sua pele.
2. Pense na bagagem de mão
Malas são extraviadas com frequência. Para que você não fique sem o seu material do dia da corrida, o melhor é que você leve os produtos da prova junto com você. Embale todas as roupas e itens que você acha que vai usar na maratona para não perder viagem. Tenha com você uma camiseta confortável, sua bermuda preferida, viseira e, claro, os tênis.
3. Fiel escudeiro
Falando em pisantes, o seu calçado será o seu melhor amigo em uma maratona. Se ele não for escolhido com antecedência e testado nos treinos mais longos, você corre o risco de se deparar com algumas surpresas desagradáveis durante a corrida, como incômodos e bolhas. Nada de estrear um tênis nos 42 km.
4. Nada de novo
Dia de prova não é o momento para inventar novidades. A regra é simples: se você não usou ao longo do treinamento (e isso vale para roupas, tênis e alimentos), não use no dia da prova. Qualquer fator estranho pode atrapalhá-lo durante o percurso, o que fará com que todo o seu esforço para se preparar para o grande dia vá pelo ralo. Por isso, nem precisa colocar na sua bagagem aqueles tênis lindo e com tecnologias incríveis que você ainda não usou. Coloque na mala o que já é comum nos dias de treinos.
5. Não esqueça a vaselina líquida
Ela é uma ótima opção para as áreas de maior atrito como axilas, mamilos, virilha, coxas e dedos do pé. Usar a vaselina ajuda a evitar as temidas e desconfortáveis assaduras. Mas coloque-a na mala que será despachada, pois esse tipo de produto às vezes é vetado na bagagem de mão.
6. Não esqueça o gel
O carboidrato é uma das principais fontes de energia rápida para o corpo. Por isso, ao longo da maratona, como os níveis desse nutriente tendem a abaixar por conta da queima de energia, será necessário reabastecer seus estoques. Baratos e práticos, os famosos geis são boas opções. Tenha na sua mala aqueles que você está acostumado a usar.
7. Use meias de compressão
Ao viajar, usar meias de compressão é sempre uma boa pedida para corredores. Elas ajudam o retorno venoso do sangue, o que previne inchaços nos pés e nas pernas.
(Fontes: Kim Cordeiro, diretor técnico da BK Sports, Sidney Togumi, diretor técnico da assessoria esportiva UpFit, e Rodrigo Palhares, médico do esporte do Instituto do Atleta (INA), todos de São Paulo)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…