Para os românticos: Maratona de Paris

Atualizado em 26 de abril de 2016
Mais em Papo de Corrida

Paris tem ruas, parques e muitos cantinhos que encantam qualquer pessoa. Um dos principais palcos da história mundial, a Cidade Luz combina elegância, romantismo e cultura riquíssima para todos os gostos. Para quem quer aproveitar um passeio gourmet, há restaurantes para todos os paladares: desde cantinas italianas a lanchonetes especializadas em hambúrgueres. E, claro, bistrôs que vendem suflês, escargots e outros pratos maravilhosos.

Com palácios e jardins, Paris contrasta os valores antigos e monárquicos com alta tecnologia, que é o caso do Train à Grande Vitesse, o trem de alta velocidade que liga Paris a Estrasburgo a uma velocidade média de 320 km/h.

Nos esportes, Paris já sediou as Olimpíadas duas vezes, mas no início do século XX. O país é forte no futebol e no rúgbi, que chegou à final da Copa do Mundo deste ano, além de ser palco do Tour de France e do Torneio de Roland Garros, onde nosso Gustavo Kuerten, o Guga, levantou três vezes a taça.

Quem visita Paris no mês de abril pega o comecinho da primavera. A temperatura agradável leva os turistas às ruas não só para visitar as inúmeras galerias, museus, livrarias e exposições, mas também para correr a Maratona de Paris, uma das provas mais rápidas do mundo pelo fato de ser plana.

PAÍS: França

PROVA: Maratona de Paris

DATA DA PROVA: 6 de Abril de 2014

SITEwww.schneiderelectricparismarathon.com/index_us.html

O que visitar 

Torre Eiffel

Planejada para ficar exposta por apenas 20 anos, foi construída em 1889 e hoje é o maior símbolo da Cidade Luz.

Museu do Louvre

Museu mais visitado do mundo, possui em seu acervo mais de 380 mil itens e abriga obras importantíssimas como a Mona Lisa e a Vênus de Milo.

Arco do Triunfo

Homenagem de Napoleão Bonaparte aos que lutaram pelo país em campos de batalha e às vitórias francesas, foi construído no começo do século XIX.

Disneyland Resort Paris

Uma Disney francesa, que inclui parques multitemáticos como a Disneyland e a Walt Disney Studios. É um dos pontos altos do turismo europeu.

Moulin Rouge

Atual ponto turístico, foi por muito tempo um cabaré luxuoso. O local foi palco do filme de mesmo nome.

Bastilha

Importantíssima durante a Revolução Francesa, foi a principal prisão do início do século XVII até o fim do século XVIII.

Palácio de Versalhes

O rei Luís XIV, também conhecido como Rei Sol, construiu seu palácio para agregar família e corte. Foi reproduzido no filme Maria Antonieta. Hoje é aberto para visitação.

Notre -Dame

Uma das catedrais góticas mais antigas do país. Foi lá que, como diz a lenda, Napoleão Bonaparte se autocoroou. Para quem quiser ter uma visão panorâmica da cidade, é só subir na torre.

(Conteúdo publicado na edição 104 da revista O2 Por Minuto – dezembro de 2011)