Imagine só correr nas ruas de Paris, uma das mais badaladas do mundo, com suas vias iluminadas e arborizadas, passando ao lado do Museu do Louvre e do Arco do Triunfo? Como se essa já não fosse uma experiência incrível, a Cidade Luz ainda é um dos melhores lugares do mundo para correr uma prova de 42 km. Impossível não ficar impressionado com a tradicional Maratona de Paris, uma corrida que tem como ponto de partida a avenida Champs-Élysées, com a Torre Eiffel aos pés, e que ainda por cima consegue unir competição de alto nível com diversão.
Além dos encantos do percurso, a prova conta com alguns fatores que fazem dela uma das primeiras escolhas dos maratonistas de plantão. Seu trajeto é predominantemente plano, com algumas subidas e descidas leves que não comprometem o rendimento. Já a temperatura costuma ser ligeiramente baixa, uma vez que a prova rola em abril (entre 6ºC e 14º), ideal para uma prova longa.
A próxima edição acontece no dia 12 de abril. Quer encarar? Então confira as dicas que preparamos para você. Se completar uma maratona é muito bom, cruzar a linha de chegada pertinho do Arco do Triunfo pode ser melhor ainda.
1. A preparação para uma maratona requer cerca de três meses de dedicação, exatamente o tempo que você tem até a data da prova. O maior desafio é fazer um programa que não seja um trauma para o seu organismo.
2. Além de buscar um treinador, procure um médico e faça um check-up completo. Alguns exames são importantes ainda para verificar a aptidão do corredor e seus limiares de frequência cardíaca e velocidade.
3. Os treinos que terá pela frente são os intervalados, longões e algumas subidas. Mas atenção com o descanso e o fortalecimento muscular, pois a quantidade de quilômetros percorridos será maior. O ideal é correr quatro vezes na semana, com dois dias dedicados à musculação. Um ou até dois dias para repouso total é imprescindível.
4. Muita atenção com a alimentação. Nada de alimentos de difícil digestão na noite anterior e, antes de correr, prefira comidas leves, como pães, queijo branco e frutas. Para saber a quantidade adequada de gel de carboidrato a ser ingerida durante a prova, consulte um nutricionista.
5. Seu objetivo é completar a prova com tranquilidade? Então passe pela maratona de forma conservadora. Evite começar forte demais e prefira a estratégia de ritmo progressivo ou constante. Uma dica é acompanhar um corredor que esteja na mesma faixa de ritmo que você, sem ir além do que treinou, é claro.
6. O famoso paredão dos 30 km assusta? O segredo é confiar em você mesmo. Não deixe a cabeça derrotá-lo. Pense positivo e lembre-se de que você está preparado. Além disso, para chegar bem fisicamente nesta parte da prova, ingira um pouco de carboidrato a cada 8 km, mantenha-se sempre hidratado e reponha os sais minerais com isotônicos.
Aproveite a cidade
Ir até Paris e não curtir a cidade está fora de cogitação. Programe-se para chegar com antecedência e planeje o tempo que passará por lá e os lugares que pretende conhecer.
Paris tem ruas, parques e muitos cantinhos que encantam qualquer pessoa. Um dos principais palcos da história mundial, a Cidade Luz combina elegância, romantismo e cultura riquíssima para todos os gostos. Para quem quer aproveitar um passeio gourmet, há restaurantes para todos os paladares: desde cantinas italianas a lanchonetes especializadas em hambúrgueres. E, claro, bistrôs que vendem suflês, escargots e outros pratos maravilhosos.
Com palácios e jardins, Paris contrasta os valores antigos e monárquicos com alta tecnologia, que é o caso do Train à Grande Vitesse, o trem de alta velocidade que liga Paris a Estrasburgo a uma velocidade média de 320 km/h.
Não deixe de visitar a Torre Eiffel, que foi planejada para ficar exposta por apenas 20 anos e hoje é o maior símbolo da Cidade Luz, o Museu do Louvre, um dos mais visitado do mundo, já que possui em seu acervo mais de 380 mil itens e abriga obras importantíssimas como a Mona Lisa e a Vênus de Milo, e o
Arco do Triunfo, homenagem de Napoleão Bonaparte aos que lutaram pelo país em campos de batalha e às vitórias francesas, tendo sido construído no começo do século XIX.
A Disneyland Resort Paris também é uma boa pedida, assim com o Moulin Rouge, que hoje é um ponto turístico, mas foi por muito tempo um cabaré luxuoso. O local foi palco do filme de mesmo nome. Ainda há a Bastilha, importantíssima durante a Revolução Francesa, já que foi a principal prisão do início do século XVII até o fim do século XVIII, o Palácio de Versalhes e Notre –Dame, uma das catedrais góticas mais antigas do país.
Quem leva
Se você ficou com vontade de correr a Maratona de Paris, a TAM Viagens Itaim, em parceria com a O2, montou um roteiro exclusivo para os assinantes da revista. O pacote inclui aéreo ida e volta (voando Guarulhos/Paris/São Paulo) com saída dia 7 de abril e retorno no dia 13 de abril.
Durante as cinco noites você ficará hospedado, com café da manhã, no Hotel Best Western Plaza Elysees. O pacote ainda inclui City Tour noturno na Paris Iluminada com Cruzeiro no Rio Siena, passeio em Versalhes, jantar de massas no Restaurante Auberge Du Louvre e o ingresso para a maratona.
O valor por pessoa em apartamento duplo é a partir de 10x de R$ 642,90.
Mais informações pelo telefone (11) 2503-7393 ou pelo e-mail contato.itaim@agentetamviagens.com.br.
(Fontes: Rodrigo Lobo, diretor técnico da Lobo Assessoria Esportiva, , Emerson Gomes, treinador da MPR Assessoria Esportiva, Ronaldo Martinelli, diretor técnico da assessoria esportiva 5Ways)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…