Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
As diferentes provas realizadas no último dia do ano, ou em datas próximas, são tradicionalmente conhecidas como São Silvestre. O nome é uma homenagem ao Papa Silvestre I, que morreu no dia final do ano 335 e posteriormente foi transformado em santo pela Igreja Católica.
A primeira São Silvestre foi realizada em São Paulo em 1925 por iniciativa do jornalista Cásper Líbero. Ele se inspirou em uma corrida francesa, celebrada à noite e com os participantes carregando tochas, e criou um evento na passagem de 1924 para 1925. Em 2006, agora com largada pela manhã, chega à sua 92ª edição consecutiva.
A homenagem se espalhou pelo mundo com diversas provas realizadas em 31 de dezembro, como a Corrida de São Silvestre da cidade portuguesa do Porto e a Boclassic, em Bolzano, na Itália.
Na América Latina, há São Silvestre na Guatemala desde 1957; em Buenos Aires, desde 2009 se percorre 8 km pelo centro da cidade; na Colômbia, é realizada em Barranquila desde 1971 e também em Chia; em San José, na Costa Rica, a prova conta anualmente com mais de 4 mil pessoas e é um dos eventos mais importantes do calendário; no México, são várias São Silvestres: Cidade do México (desde 1994), Guadalajara, Monterrey, Chihuahua, Zacatecas, Mérida, Guanajuato e Monclova.
Já na Espanha são mais de 200 corridas em 31 de dezembro. A primeira foi a de Galdácano, em 1961, mas a mais famosa é a São Silvestre Vallecana, em Madri, com mais de 40 mil corredores.
Compartilhar link