Papo de Corrida

Deu bode da corrida? Veja dicas para voltar a correr

É uma sensação comum entre corredores habituais ter, em algum momento, “bode” da corrida. Depois que completam um grande desafio e precisam voltar a correr ou precisam pegar mais leve para se recuperar de uma lesão, esse sentimento pode aparecer. Mas, felizmente, dá para voltar a correr e a curtir a corrida como antes com algumas práticas simples e efetivas

5 dicas para voltar a correr (e gostar disso!)

Limpe a lousa: a melhor forma de recomeçar e voltar a correr é esquecer o passado e começar de novo. Analise sua atual situação, olhe para este tempo de recomeços como uma oportunidade para treinar apropriadamente do jeito que você gostaria – e sabendo do que seu corpo precisa. Por exemplo, você sempre pensou que precisava de um trabalho melhor para o core? Comece agora!

Crie novos treinos: aceite que você não pode simplesmente correr como antes. Ponto. Então, crie novos treinos para manter-se ativo, em movimento e vá se preparando para voltar a correr e curtir o estímulo da corrida. Faça yoga, spinning, escalada, natação… vale qualquer atividade enquanto se condiciona novamente. Isso irá te ajudar a voltar à forma e fortalecer os músculos que precisa para correr.

 

 

Comece pequeno, pense grande: não precisa se propor a correr uma meia-maratona em um mês. Escolha algo mais viável, como correr uma prova de 5k em um mês. Talvez possa até considerar correr 10k em 8 semanas e aí uma meia-maratona. Isso te dá metas a curto prazo que são “fáceis” de cumprir e fortalecem a mente para desafios maiores. 

Treine para distâncias menores: se você se propôs a ir devagar, escolha uma distância pequena. Treine para essa distância mesmo que você ache que é pequena demais para o seu potencial. Lembre-se, você não está condicionado como antes. E tem um bônus: normalmente corredores de longas distâncias negligenciam as distâncias pequenas. Se você treinar para elas, irá construir uma base sólida de condicionamento e força que irá te ajudar a voltar a correr como antes. 

Corra (mais) devagar: não é para sempre essa condição, então, se você conseguir diminuir seu pace no começo do seu retorno às corridas, não só irá pegar leve com seu corpo, para ele se adaptar melhor ao estímulo, mas também irá fazer maravilhas para sua mente. Correr não será tão difícil e, por isso, você pode voltar ao seu pace normal algum tempo depois. O que importa é você continuar a correr – e correr mais devagar pode ajudar neste recomeço. Se você corre com amigos ou assessoria esportiva, tente ficar num pace abaixo do seu normal por uma ou duas semanas.

Pode ser assustador para você conseguir voltar a correr depois de um tempo parado, mas tente implementar essas dicas que podem te ajudar emocionalmente e fisicamente. Seu corpo irá te agradecer.

 

camilabrogliato

Share
Published by
camilabrogliato

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

2 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

2 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago