Trabalhar a mente é tão importante quanto treinar o corpo quando se tem um objetivo na corrida.
Seja qual for o desafio ou seu grau de experiência, é natural que em certos momentos a parte psicológica atrapalhe a evolução física.
Por isso, trabalhar a mente pode ser um grande diferencial durante o processo de preparação para um objetivo dentro da corrida.
Uma técnica que pode ser aplicada na psicologia esportiva é a PNL (Programação Neolinguística).
Desenvolvida em 1970, a PNL é um estudo que conecta os processos neurológicos à linguagem e atitudes.
A técnica acredita que nossas atitudes são frutos de crenças internas que impactam diretamente nos resultados obtidos durante a vida.
Basicamente quer dizer que, se você imaginar que será derrotado, então você terá mais chances de ser derrotado de verdade.
Isso vale para o contrário também. Se acreditar na vitória, então ela virá.
“Uma vez que nossa mente consegue imaginar, ela processa como algo é vivenciado. Podemos inclusive sentir a emoção de cada imagem projetada. Por isso, a criação do mapeamento mental detalhado do objetivo é poderoso dentro de um processo evolutivo do atleta”, explica Moniqui Agnes, coach trainer e atleta de corrida de montanha e asfalto.
Para programar a mente com PNL é preciso saber em primeiro lugar onde exatamente se pretende chegar.
Isso envolve especificidades como data, hora, tempo, acessórios esportivos necessários, lugar e até visualizar o cenário perfeito e as adversidades.
Ou seja, tudo precisa ser devidamente pensado para que a técnica se torne uma ferramenta útil. Também é importante trabalhar simultaneamente pensamento, emoção e ação.
“Dessa forma, passa a ser possível desconstruir habilidades que se resultam em barreiras como justificativas, autossabotagens e ações que levam até mesmo a uma lesão. Reprogramar a mente com novas habilidades que se transformarão em soluções e resultados de sucesso. A mente aprende a criar novas rotas para cruzar a mesma linha de chegada, mas exatamente com a imagem já projetada”, explica a coach.
É possível associar outros métodos para melhorar a performance, como meditação, respiração e autotranse para potencializar seu foco.
São inúmeros os benefícios proporcionados por esse conjunto de técnicas. Veja na sequência alguns listados por Moniqui.
Relembre em voz alta, (se possível, falar em frente a um espelho para aumentar o comprometimento) para qual finalidade é aquele treino específico.
Mensure de 0 a 10 o quanto se está comprometido a se empenhar na execução das ações necessárias, para garantir o resultado almejado que já tem a data específica. Imagine quais serão as emoções positivas que vivenciará no dia da sua grande conquista.
Projete o dia da prova e mentalize percurso, pace, frequência cardíaca, respiração, biomecânica, consciente de que cada movimento está construindo o objetivo final.
Finalize o treino com sentimento de vitória, cabeça erguida e palavras positivas.
Tanto nossa fisiologia como as palavras que alimentam nossa mente são capazes de potencializar ou destruir o resultado final.
Mas para chegar até o resultado final há um caminho a ser percorrido e valorizado a cada gota de suor, ou seja, devemos vibrar por cada pequena e grande conquistas.
Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…
Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…
Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…
Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…
A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…
A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…