Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
No próximo fim de semana, a Rio S-21K te convida a viver a verdadeira experiência de uma meia maratona em um cenário deslumbrante no Rio de Janeiro. No dia 4 de agosto, os atletas irão disputar distâncias de 5 (largando da Praça Cuauhtemoque – Flamengo) e 21 km (largando do Posto 12 – Av. Delfim Moreira, 12 – Leblon), desafiando-se para encontrar o melhor pace e bater recordes na Cidade Maravilhosa.
Para você, que irá participar dessa prova nós, junto de João Paulo Póvoa e Joel Glicério da Inthegra Assessoria Esportiva daremos dica de como vencer esses desafios. Confira abaixo:
Largada: Posto 12 – Av. Delfim Moreira, 12 – Leblon
Ritmo: Seja cauteloso nos primeiros quilômetros para não estar mais forte do que o seu ritmo da prova.
Foco: é o ponto mais sensível da prova, pois tem maior concentração de pessoas. Cuidado com grades, meio fio etc.
—–> ganho de elevação em 34m
Orla de Ipanema até Av. João Saldanha
Ritmo: nesse trecho seu ritmo já estará mais estabilizado e o fluxo de pessoas é menor. Teremos o primeiro ponto de hidratação. É importante hidratar-se em todos os pontos. Procure evitar a primeira bancada de água, onde a maioria dos corredores para. Aproveite a vista da Praia de Ipanema.
——-> ganho de inclinação de em 57 m
Orla de Copacabana até Ciclovia Mané Garrincha
Nesse ponto você completará o primeiro terço da prova. Aproveite para lembrar da sua jornada até a prova, seus treinos longos e desafios. Sua primeira vitória, foi chegar na prova. O percurso na orla é praticamente em reta. Nesse ponto você poderá tomar seu primeiro gel, aproveitando a hidratação no 6,2.
Túnel do Pasmado até Aterro do Flamengo
Parte mais difícil da prova, porque passaremos pela chegada, mas ainda estaremos correndo no sentido centro. Cuidado para não acelerar muito com o apoio das pessoas que estarão próximas a arena de chegada. Com relação ao seu ritmo, é o momento de manter o foco para completar o segundo terço da prova dentro do seu objetivo.
——–> ponto de maior declive de 0,3%
Inicie essa etapa consumindo, mas um gel para evitar uma baixa de energia no terço final da prova. Aqui teremos o retorno no aterro para os últimos quilômetros no sentido Zona Sul. Cuidado para não diminuir muito o ritmo nesse momento. Mantenha o foco mental, para evitar uma quebra ou queda de ritmo.
Último trecho rumo à chegada
Se ainda tiver gás comece a aumentar o ritmo, pois são os últimos quilômetros da prova. Mentalize a linha de chegada, pois é o momento de entregar tudo o que tem. Lembre-se de todo o processo, anime outros corredores e capture a vibração do público para completar a Meia S21.
Hidratação: a desidratação é o maior problema durante essas provas, principalmente decorrente do calor e do sol. A umidade estará em 74%. A água distribuída pode ser consumida de forma consciente.
Nutrição: divida (com o acompanhamento estratégico) as refeições, sachês e sódio que você irá tomar durante o percurso. Opte pelo que o seu corpo está acostumado e que será responsável por te fornecer energia durante o dia todo.
Mentalidade: opte pelo que facilita o seu mental – seja ouvir música, podcast, relembrar momentos ou dividir a prova em segmentos para facilitar a gestão do esforço ao longo do percurso. E claro, não esqueça de se divertir ao longo do trajeto!
Postura: mantenha-se ereto, com os ombros relaxados e os braços balançando naturalmente. Não perca de vista as alterações no asfalto e nas tangentes do percurso, principalmente nos quilômetros iniciais.
Rio S-21K
Data: 4 de agosto de 2024 (domingo)
Local: Rio de Janeiro, Brasil
Apresentado por: Santander Brasil
Podem participar: Homens e mulheres, de acordo com a faixa etária estabelecida.
Largada 5k: Praça Cuauhtemoque – 7h
Largada 21k: Leblon posto 12 – 7h
Chegada única na Praça Cuauhtemoque
Para mais informações, acesse o site!
Compartilhar link