Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Quem gosta de correr maratonas sabe que para completar os 42 km é preciso dedicação e muita organização na agenda de treinos para que o corpo suporte bem o desafio. Mas e quando você está se preparando para a distância e não tem muito tempo livre para os treinos?
Muitos corredores têm limite de três dias na semana para investir na corrida. E não é por conta disso que você não pode completar os 42 km. Três vezes na semana é o mínimo que um atleta deve treinar para essa distância – e conseguir bons resultados se mantiver a disciplina.
A chave para o sucesso é manter os treinos de qualidade, construindo uma base sólida para ter resistência e força na hora da corrida. Para isso, seus treinos devem ser divididos em técnicos durante a semana (separe dois dias para isso), quando você deverá fazer exercícios de velocidade, como intervalados, e também educativos. Eles te ajudarão a ganhar explosão e postura de corrida, auxiliando na economia de energia durante a prova.
LONGA DISTÂNCIA: COMO FORTALECER O CORPO
TRABALHE O ABDÔMEN COM A RODA DUPLA
3 EXERCÍCIOS PARA AMENIZAR A CÂIMBRA
Nestes dois dias é importante fazer, também, um trabalho complementar de fortalecimento, já que para encarar os 42 km é importante que seus músculos e tendões estejam fortalecidos.
Aos fins de semana é a hora do famoso longão, que precisa estar na planilha de treinos de forma progressiva e alternada. Aumente gradativamente o volume de treinos, fazendo longões mais curtos e mais intensos. Nestes dias você pode seguir a seguinte lógica:
Sábado 1 = 30 km em ritmo moderado
Sábado 2 = 18 km em ritmo forte
Sábado 3 = 32 km em ritmo moderado
Sábado 4 = 20km em ritmo forte
Além disso, prepare a cabeça e encare os 42 km com determinação.
(Fonte: Emerson Vilela, diretor-técnico da Mevilela Assessoria Esportiva)
Compartilhar link