Criar novas metas e objetivos diferentes são condições indispensáveis para construir um bom planejamento que te impulsione a evoluir ainda mais em 2020.
A virada do ano é o momento ideal para encorajar-se a realizar seus maiores desejos, correr sua primeira prova, desafiar-se em uma distância maior ou até diminuir seu tempo em uma corrida. A prática esportiva tem diversos benefícios para saúde, como o aumento da autoestima e da disposição.
Para iniciar o ano com o pé direito – e depois o esquerdo – preparamos 5 dicas para te inspirar a correr mais em 2020.
Iniciar o ano colocando na agenda aquelas provas de corrida tão desejadas é um bom jeito de motivar-se. Para dar a largada no calendário de 2020, o Circuito do Sol é ideal para um um desafio novo ou maior. A prova conta com as tradicionais distâncias de 5 km e 10 km, e em 2020 contará com um percurso ainda maior, 15 km.
Para melhorar, o Circuito do Sol, programado para dia 26 de janeiro em São Paulo e 9 de fevereiro no Rio de Janeiro, está com promoções especiais de Natal. São duas opções: Você + 1, com duas inscrições pelo preço de uma, ou upgrade de kit, em que o atleta paga o valor do kit Sol e leva o kit Fresh.
Treinar com constância aumenta a capacidade respiratória e cardiovascular. Com isso, passa-se a ter mais fôlego sem que o pulmão e coração sejam exigidos demais. “Se o objetivo é correr por um período de tempo maior, a primeira coisa a ser feita é aumentar a resistência. Tanto cardiorrespiratória, como muscular. Mas, precisa ter determinação, orientação de um profissional de educação física e muita disciplina”, explica o personal trainer Eduardo Gusmão.
Comer é bem é quase tão importante quanto treinar e descansar bem. Afinal, é dos alimentos que seu corpo extrai a energia para te impulsionar durante a corrida.
Antes de correr, dê preferência a alimentos leves e de fácil digestão para não sofrer com desconfortos durante os treinos. Espere aproximadamente uma hora para correr depois de comer – é tempo suficiente para seu organismo transformar a comida em estoque de energia.
Para evitar as temidas lesões e melhorar a mobilidade do corpo para a corrida, alongar e aquecer é fundamental. “O alongamento estático – aquele que você puxa um braço ou uma perna para uma determinada direção e segura por alguns segundos – é uma boa opção para evitar lesões,” diz Eduardo Gusmão.
Apostar em aquecimentos dinâmicos também é importante, pois ele eleva sua frequência cardíaca e temperatura corporal, tornando assim os tecidos mais flexíveis e melhorando sua performance.
A melhor maneira de evoluir de forma segura na corrida é aumentar aos poucos as distâncias percorridas. Além de construir uma base para seu condicionamento físico, esse tipo de estratégia ajuda a evitar algumas lesões decorrentes do exagero do treinamento.
“É melhor correr 20 minutos três vezes por semana do que uma hora uma vez por semana. Passe a aumentar esse tempo quando estiver se sentido bem e seguro”, aconselha Eduardo Gusmão.
Comece o ano determinado e inscreva-se no Circuito do Sol 2020!
Fonte:
Eduardo Gusmão, personal trainer há 20 anos, coordenador e administrador da Academia Gaviões Natingui, pós-graduado em nutrição esportiva, treinamento desportivo e fisiologia do exercício.
Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…
Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…
Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…
Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…
A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…
A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…