Para que você não sofra com lesões na corrida de rua é necessário investir no fortalecimento muscular, treino que prepara a musculatura para o alto impacto sofrido pelas articulações durante as passadas. No entanto, apenas isso não resolve o problema. Para que você não se machuque é preciso, ainda, fazer um treino focado em alongamentos específicos.
O alongamento tem extrema importância na prevenção de lesões. É por meio do alongamento muscular, da mobilidade das articulações, do estímulo da coordenação e do equilíbrio que você pode ganha mais resistência, além de reduzir as tensões musculares e ativar a circulação.
Com isso em mente, montamos um treino com alongamentos estáticos e dinâmicos que priorizam o aquecimento da musculatura trabalhada durante a corrida. São apenas sete exercícios que farão toda diferença nos seus treinos e no seu corpo. Todos eles precisam de uma grande contração dos músculos estabilizadores para trazer bons resultados.
Alongamentos estáticos
Alongamento de ísquiotibiais
Com os joelhos estendidos, as pontas dos pés voltadas para cima e o tronco direcionado à frente, segure a posição por cerca de 30 segundos.
Alongamento de glúteo máximo
Com uma das pernas cruzada sobre a outra, incline e direcione o tronco para frente, em direção das pernas. Segure a posição por 30 segundos e repita o movimento com a outra perna.
Alongamento de músculos retofemoral e iliopsoas
Em pé, eleve uma perna na altura do quadril, mantenho a perna de base com o joelho semiflexionado. Incline o tronco em direção ao joelho que está elevado e segure a posição por 30 segundos. Faça o mesmo movimento com a outra perna.
Alongamento de iliopsoas
Com o joelho direito apoiado no colchonete e o pé esquerdo à frente formando um ângulo de 90º em relação ao joelho e ao tornozelo, empurre o quadril em direção ao solo e elevo o braço direito em direção ao teto, com o cotovelo estendido. Faça o mesmo movimento do outro lado. Segure a posição por 30 segundos.
Alongamentos dinâmicos
Levantamento romeno
Com o pé direito apoiado sobre um step ou caixote, mantenha o tronco alinhado com o pé de base. Em seguida, flexione o joelho esquerdo fazendo um agachamento e mantendo o tronco alinhado. Faça 3 séries de 6 repetições.
Agachamento arranco
Com os pés paralelos abertos na largura dos ombros, coloque a barra acima da cabeça. Flexione os joelhos fazendo um agachamento e mantendo a barra acima da cabeça, com o tronco sempre alinhado (sem inclinar à frente). Faça 3 séries de 10 repetições.
Flexão de joelhos isométricos
Ajoelhado sobre uma base com os pés presos e firmes e o tronco alinhado, mantenha os braços cruzados sobre o peitoral. Depois, incline o corpo à frente, mantendo o alinhamento do tronco e do quadril, até formar um ângulo de 45º graus ou até ficar confortável. Volte à posição inicial. Faça 4 séries de 8 minutos.
(Fonte: Felipe Coutinho, educador físico da Bodytech Alphaville – São Paulo)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…