Correr sem preocupar-se com tempo é bom, mas para quem quer evoluir no esporte, entender seu pace é fundamental. Ele é o ritmo médio de um corredor em determinado trajeto, medido em minutos por quilômetro. Dessa forma, para calcular o pace basta dividir o tempo gasto para percorrer uma distância.
Por exemplo, se um corredor leva 30 minutos para concluir 5 km, então seu pace é de 6 minutos por quilômetro. Se levar 50 minutos para percorrer 10 km, o ritmo é de 5 minutos.
Estar por dentro dessa matemática é importante porque dá ao corredor condições de avaliar seu desempenho durante os treinos e até mesmo em percursos diferenciados, com altimetria ou solo irregular, como nas corridas de trilha e montanha.
Se você não tiver um relógio específico ou um aplicativo no celular que faz essa conta automaticamente para você, é possível calcular o pace de forma bem simples, dividindo os minutos gastos durante a atividade pelos quilômetros percorridos.
Só é preciso prestar atenção para converter as casas decimais do resultado do cálculo em segundos, para que o ritmo correto seja mais facilmente identificado. Para isso, basta multiplicar os algoritmos das casas decimais por 0,6.
Tempo de atividade: 30 min
Distância percorrida: 5 km
Cálculo do pace: 30/5
Pace: 6 min/km
Tempo de atividade: 33 min
Distância percorrida: 5 km
Cálculo do pace: 33/5 = 6,6 min/km; 0,6min = 36s
Pace: 6min36s/km
Tempo de atividade: 58 min
Distância percorrida: 10 km
Cálculo do pace: 58/10 = 5,8 min/km; 0,8min = 48s
Pace: 5min48s/km
Tempo de atividade: 1h16min (76 minutos)
Distância percorrida: 15 km
Cálculo do pace: 76/15 = 5,06 min/km; 0,06min = aproximadamente 4s
Pace: 5min04s/km
O Ativo possui uma calculadora de pace, que faz esse trabalho de forma rápida e prática para você. A ferramenta ainda mostra a velocidade relacionada ao pace e também converte para milhas.
Se a sua meta for fazer uma quilometragem específica dentro de um tempo pré-determinado, neste link você encontra um simulador que sugere em quais ritmos correr em cada quilômetro, com opções de manter o mesmo ritmo durante toda a corrida ou mudar o pace gradualmente de forma crescente ou decrescente.
É sugerido manter pace de 5min24s durante toda a corrida.
Primeiro km – pace de 5min36s
Segundo km – pace de 5min30s
Terceiro km – pace de 5min24s
Quarto km – pace de 5min18s
Quinto km – pace de 5min12s
Geralmente os corredores que pegam gosto pelo esporte, com o tempo, investem em um relógio com localização por satélite. No exterior, os relógios geralmente são encontrados por valores mais acessíveis. Este acessório é uma ferramenta interessante para quem quer calcular o pace. Como costuma marcar distância, tempo, velocidade média e até as calorias, ele disponibiliza o resultado de forma imediata .
Para quem ainda não pensa em investir em um relógio, outra alternativa são os aplicativos de corrida. Assim, como os relógios, eles costumam monitorar percurso, distância, ritmo, tempo e calorias queimadas por meio do celular.
Além disso, também é possível compartilhar os quilômetros percorridos e suas conquistas nas redes sociais e competir com amigos que fazem uso do mesmo app.
Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…
Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…
Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…
Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…
A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…
A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…