A preparação para uma maratona leva semanas, onde você planeja cada passada com atenção, para obter a performance desejada. Uma boa alimentação, treinos específicos e noites de sono, tanto em semanas anteriores, como no dia anterior à prova influencia no seu organismo. Mas, além de toda esta preparação, um aquecimento pré-prova, também, se faz necessário.
Como fazer?
O aquecimento adequado deve começar com um trote leve. Faça exercícios de alongamento e, em seguida, alguns tiros de corrida de 100 metros, aumentando a velocidade gradativamente, até chegar ao ritmo de competição. O tempo do aquecimento deve ser ficar entre 5 a 10 min.
A intenção do aquecimento é preparar e oxigenar os músculos sem gastar muita energia, que será utilizada durante a prova. Ele deve ser feito com pouca intensidade, sem ir além do limite da flexibilidade, pois se forçar muito o atleta pode provocar uma distensão ou contratura.
Mas, lembre-se: o esforço feito para aquecer não deve ser extenuante a ponto de deixar você esgotado, antes mesmo de chegar à linha de partida.
(Fonte: Ezequiel Mendonça, treinador e diretor técnico da Next Assessoria Esportiva – RS)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…