ShutterstockFoto: Shutterstock

Asics Golden Run 2017: hidratação sob medida nos 21k

Atualizado em 28 de abril de 2017
Mais em Treinamento

Cada vez mais fãs da corrida de rua se arriscam nos 21 km, mas correr uma meia maratona exige alguns cuidados especiais além de um bom treinamento. Como se trata de uma atividade física que supera uma hora de duração, a meia maratona requer um bom planejamento de hidratação e nutrição. Pensando nisso, o circuito Asics Golden Run tem novidades para a temporada 2017.

Veja os kits e os percursos!

Além de seis postos de hidratação com água e atendimento médico, o corredor encontrará isotônico em outros cinco pontos, além de gel de carboidrato (em dois momentos) e um Recovery Point com banana, gelo e fisioterapeutas. 

Depois da metade da prova, um estímulo sensorial para os corredores: o Live Music Point, que promete dar um gás extra com música ao vivo. Veja abaixo a divisão dos pontos de hidratação e suplementação da Asics Golden Run:

Km 3 – Água+ UTI
Km 6 – Aid Station (isotônico, água, WC e UTI)
Km 9 – Aid Station (isotônico, água, WC e UTI)
Km 11,7 – Geli
Km 12– Aid Station (isotônico, água, WC e UTI)
Km 15 – Recovery Point (isotônico, bananas, fisioterapeutas, gelo, água, WC e UTI)
Km 17,7 – Gel
Km 18 – Aid Station (água, WC e UTI)
Km 19 – Isotônico
Chegada – Água, isotônico, kit lanche, UTI e fisioterapeutas

Vale um cuidado extra: não faça na corrida algo que não está acostumado a usar nos treinos. Exagerar no consumo de gel e isotônicos, por exemplo, pode pesar no estômago. Usufrua da estrutura oferecida pela prova de acordo com o seu planejamento.

 

 

Hidratação correta

O corpo humano – em repouso ou em atividade física – precisa estar devidamente hidratado para que todas as suas reações químicas e fisiológicas aconteçam adequadamente.

Acima de uma hora de exercício, recomenda-se a ingestão de uma solução isotônica que contenha quantidades adequadas de carboidratos e eletrólitos para a manutenção fisiológica do organismo e do desempenho físico, seguindo as recomendações do American College of Sports Medicine (ACSM) e da National Athletic Trainer’s Association Position Statement (NATA) .

“Durante a corrida, o corpo transpira demais e o suor libera muitos sais minerais e água, diminuindo a capacidade de redistribuição do sangue via corrente sanguínea para as regiões periféricas do corpo. Isso reduz consideravelmente a capacidade aeróbica e mental do indivíduo”, explica o especialista em fisiologia do exercício José Nunes da Silva Filho. 

Além disso, se você consome apenas água, pode ter uma perda considerável de eletrólitos e apresentar um quadro de hiponatremia (desequilíbrio hidroeletrolítico). Isso pode causar problemas como confusão mental, letargia, náuseas, vômitos e cãibras, entre outros.

Asics Golden Run 2017
O circuito da Asics Golden Run irá passar por cinco cidades no Brasil (Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília) e mais três países da América do Sul (Argentina, Chile e Peru).

Para ver os kits e garantir sua vaga, acesse www.asicsgoldenrun.com. Sete cidades já têm datas confirmadas: Salvador (14 de maio), São Paulo (4 de junho), Rio de Janeiro (30 de julho), Santiago (3 de setembro), Brasília (29 de outubro), Lima (5 de novembro) e Buenos Aires (26 de novembro).