Mulheres que praticam esportes, como corrida, ciclismo ou natação precisam ter mais cuidado com a região íntima por causa da candidíase, uma infecção causada pelo fungo cândida, que tem como local preferido regiões úmidas e abafadas. Ou seja, atletas que treinam pesado, suam bastante e permanecem muito tempo com a roupa molhada ou úmida, são as vítimas favoritas do fungo.
Seu principal indício é corrimento acompanhado de coceira incômoda, que pode causar ardor na mucosa vaginal ao urinar. “A candidíase, às vezes, é uma infecção oportunista, muito associada à baixa imunidade. Dependendo do período de treino da atleta, essa imunidade pode estar baixa por um pós-prova, por exemplo, e uso de antibióticos também podem desregular a flora vaginal. Durante as Olimpíadas atuei como médica na Vila Olímpica e atendi atletas do mundo inteiro e a queixa mais prevalente durante os atendimentos foi candidíase”, explica a ginecologista do esporte Thatiana Parmigiano.
De acordo com ginecologista, a cândida é um fungo da flora normal da vagina. No entanto, quando há o desequilíbrio dessa flora, principalmente com a alteração do PH vaginal para mais ácido, pode predispor a proliferação da cândida e ao aparecimento da leucorreia, que é um corrimento espesso, esbranquiçado ou amarelado.
O que muitas mulheres não sabem é que a candidíase não é uma doença sexualmente transmissível, embora exija tratamento do parceiro sexual se houver dificuldades em desaparecerem os sintomas.
Assim que surgirem os sintomas, vá ao ginecologista, que deverá indicar o melhor tipo de tratamento. Geralmente, a candidíase é tratada com Fluconazol, um tipo de antifúngico. “O medicamento pode ser receitado em uma dose única ou, no caso de uma candidíase recorrente, é preciso usá-lo uma vez por semana, podendo variar de seis semanas a seis meses”, fala ginecologista. Os banhos de assento com flogo-rosa (estabilizador do PH vaginal) ou chá de camomila concentrado também podem ajudar a aliviar os sintomas.
Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…
Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…
Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…
Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…
A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…
A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…