Categories: Treinamento

Enfrente as ladeiras com tranquilidade

É mais difícil para manter o ritmo e às vezes assusta quando é muito íngreme, mas os treinos em ladeira são essenciais para que você ganhe potência e rendimento na corrida de rua. Apostar em diferentes tipos de treinamentos faz com que o seu corpo fique diante de distintos estímulos e, assim, tenha força e resistência. E uma ótima pedida para isso é o treino em rampas.

Muitos corredores relutam quando têm pela frente uma bela subida. Mas os aclives não devem ser vistos como vilões. Pelo contrário, incluir treinos desse tipo na planilha é mais do que recomendável para aqueles que desejam melhorar nas provas. Isso porque, além de preparar o corredor para todas as adversidades existentes em uma corrida, os treinamentos em subidas são excelentes alternativas para o desenvolvimento de uma melhor base muscular dos membros inferiores.

E esse tipo de treino não é exclusividade dos atletas de elite. Os que estão dando os primeiros passos no esporte também podem encarar esses exercícios de escalada. Naturalmente, haverá diferenças no treino, dependendo do seu grau de experiência. Mas, inserir uma subidinha em seu cronograma fará com que o seu corpo se acostume, desde cedo, com o impacto diferente produzido pela elevação.


  POR QUE TREINAR SEM APETRECHOS TECH?
  KETTLEBELL: ALIADO NO GANHO DE RENDIMENTO
  RECUPERE-SE (BEM) DOS TREINOS INTENSOS

Pensando nisso, selecionamos os quatro pontos principais aos quais você deve estar atento para fazer treinos eficientes e seguros na ladeira.

1. É fundamental iniciar progressivamente o treino tanto na intensidade quanto na metragem e inclinação da ladeira. Assim é possível fortalecer a musculatura e aumentar o condicionamento físico.

2. O preparo físico também é essencial para o corredor, já você usa mais a parte anterior dos pés na passada e a musculatura de quadríceps e glúteos. Por isso, faça exercícios de fortalecimentos dessas regiões do corpo durante os seus treinos de musculação.

3. Na hora de enfrentar as ladeiras, mantenha a postura com cabeça e peito erguidos. O olhar tem que ser direcionado para frente, sem que você fique curvado ou olhando para os pés. Esteja focado no percurso a ser feito.

4. Nas descidas, corra sem muita intensidade, pois há risco de lesões quando o impacto nas articulações é muito grande. Lembre-se que é nos aclives que o corpo sofre com maior sobrecarga. Por isso, diminua o passo.

(Fonte: Vanuza Maciel, professora da Academia Gustavo Borges Barigui – Curitiba)

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

4 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

4 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago