De acordo com pesquisa, exercícios físicos que afetam o sistema cardiovascular (como natação e ciclismo) não trazem somente benefícios a curto prazo, como maior disposição e melhora da qualidade do sono. O estudo da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, constatou que jovens mais ativos tendem a manter a memória e as habilidades cognitivas também na meia idade (faixa etária que vai dos 43 aos 55 anos).
Na primeira fase do experimento, os cientistas submeteram 2.747 pessoas, com aproximadamente 25 anos, a testes físicos na esteira, que foram executados de modo repetitivo durante 20 anos. Vinte cinco anos depois do começo da pesquisa, ocorreram as avaliações cognitivas, que levaram em consideração a memória verbal, funções cognitivas e a velocidade psicomotora (relação entre os pensamentos e os movimentos físicos) dos participantes.
A partir daí, os pesquisadores perceberam que os voluntários que mostraram performances similares nas duas avaliações físicas, realizadas com 20 anos de intervalo, eram justamente aqueles com o cérebro mais aguçado. Lembrando que durante a pesquisa hábitos, como tabagismo e alimentação, também foram levados em conta.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…