Categories: Treinamento

Corrida: 5 dicas para melhorar a resistência

Não são todos os corredores que almejam pódios e medalhas, mas evoluir no esporte de alguma forma é sempre almejado, seja nas distâncias ou na velocidade. Em 2016 você gostaria de correr melhor, ir mais longe ou mais rápido? Veja algumas dicas para aumentar a disposição e melhorar a resistência. Você vai ver que basta uma boa dose de determinação e disciplina para conquistar suas metas no esporte:

Aquecimento
O aquecimento é uma forma de preparar o corpo para receber a carga de exercício. Quando começar a aquecer, vá aumentando o ritmo gradativamente e planeje as distâncias para calcular o ritmo que irá manter. Fadiga excessiva na musculatura poderá diminuir a resistência e ainda colocá-lo em risco de sofrer uma lesão.

Respiração
Quando a respiração é feita de forma adequada traz mais oxigênio para os músculos e, consequentemente, mais resistência e disposição para corrida. Para melhorar a resistência, a respiração do corredor deve ser feita pelo abdômen, não pela parte superior do peito (tórax). A respiração torácica pode ser um hábito difícil de modificar, principalmente quando pretendemos manter um bom ritmo. O ideal é trabalhar a respiração abdominal (que é a forma mais natural de respirar e também a que nos permite absorver mais oxigênio), preferencialmente fora da corrida, nas atividades diárias e depois praticar durante a corrida.

 DESCANSO ATIVO PARA CORRER SEM LESÕES

Descanso para recuperação
Já ouviu por aí que o descanso também faz parte do treino? Pois é. Ao final do exercício, o corpo precisa de descanso e hidratação para “voltar ao normal”. Quem não descansa, dificilmente irá render bem no próximo treino. Ao término da corrida, não se esqueça de fazer séries mais longas de alongamentos para relaxar a musculatura. Tente fazer cada alongamento por 10-30 segundos, sentindo os músculos alongarem.

Pratique outras atividades aeróbicas
É muito benéfico para o organismo fazer um descanso ativo. Movimentar o corpo praticando outro esporte – que utilize outros grupos musculares – é uma forma de melhorar a resistência na corrida. Suba escadas e pratique outros exercícios aeróbicos, como pular corda ou  andar de bike . Além disso, quem corre não pode se esquecer da musculação. Além dos membros inferiores, braços, ombros, músculos abdominais e lombares fortalecidos (core) ajudam a manter o movimento correto e evitar lesões e dores indesejadas – e te dão força para ir mais longe.

Evite exageros
Em treinos longos mantenha sempre um ritmo máximo de 80% do que você consegue fazer nas provas. Se tiver gás para dar aquele sprint final, procure elevar o ritmo nos 25% finais do exercício para melhorar as finalizações nas provas.

(Fonte: Dr. Rodrigo Resende Palhares, médico do esporte formado pela UNIFESP)

 

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

3 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

3 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago