Como lidar com a corrida em dias quentes

Atualizado em 20 de setembro de 2016

A corrida em dias quentes não é fácil. Por isso, para continuar a ganhar rendimento é preciso tomar certos cuidados para conseguir treinar bem sem se sentir mal-estar. Por outro lado, não fugir do calor e do sol também é uma ótima tática, já que grande parte delas ocorre debaixo de sol forte. Por isso, é preciso que o seu corpo se adapte às condições adversas. E outro ponto positivo a considerar é que você ainda ficará mais forte física e mentalmente, já que as dificuldades são maiores.

Pensando nisso, reunimos cinco dicas para que você aproveitar melhor a corrida em dias quentes. Siga esses passos.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  CALORÃO: TOME CUIDADO COM A DESIDRATAÇÃO
icon texto_menor  CALORÃO? NÃO DÁ PRA CORRER NA RUA? TREINE NA ESTEIRA
icon texto_menor  OLHA O CALORÃO DANDO AS CARAS!

1. Escolha o melhor horário para fazer uma boa corrida em dias quentes. É importante estar atento a essa escolha principalmente pelo fato de que a atividades é feita ao ar livre. Procure treinar no período da manhã, até no máximo 10h, no final da tarde, a partir das 17h ou no período da noite.

2. Hidrate-se bem, pois nessas condições de treino a tendência é que você perca líquidos com maior facilidade. A importância de estar sempre hidratado para a corrida em dias quentes é inegável. Por isso, tome muita água e muito líquido, de preferência gelado, ao longo do dia — água antes e, principalmente, durante o treino. Lembre-se que mantendo a temperatura corporal mais baixa você sofre menos com o calor.

3. Procure molhar e/ou lavar o rosto frequentemente durante os treinos. Isso também diminui a sensação de calor e permite que você treine melhor.

4. Aposte em roupas leves e claras. Lembre-se que aquelas feitas com algodão tendem a absorver mais o suor e encharcar com mais facilidade. Já as roupas específicas para corrida possuem tecido sintético e garantem mobilidade, absorvendo melhor o suor, o que proporciona conforto e maior aproveitamento da corrida em dias quentes.

5. Realize treinos em intensidade moderada e que não sejam muito longos. Isso promove adaptações termorregulatórias do seu corpo, o que, a médio/longo prazo, será benéfico para o seu rendimento, principalmente para aqueles que têm dificuldade em correr quando a temperatura está elevada.

(Fonte: Rodrigo Poli, professor e instrutor de Educação Física do Centro de Qualidade de Vida (CQV) – São Paulo)