Dica do especialista: para brilhar nos 21 km

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Correr uma meia-maratona é, para muitos corredores, um grande desafio no esporte. Para percorrer (bem) os 21 km, é preciso dar atenção a muitos pontos. Veja algumas dicas que irão ajudá-lo a cumprir sua meta:

Treinamento

O planejamento dos volumes de treinos dos corredores deve ser sempre orientado por um profissional, em especial um treinador de corridas, que saberá identificar e dosar os treinamentos até o grande dia.

Todos os estímulos são importantes para quem irá fazer a meia. Os treinos ritmados, os tiros e os mais longos, os longões, ajudam aqueles que querem alavancar nos 21 km. Além deles, os treinos de menos potência aeróbica também ajudam os corredores. Ter regularidade e treinar pelo menos quatro vezes por semana é primordial para quem quer competir.

Dicas

Para os estreantes o ideal é tentar segurar a ansiedade pré-prova e seguir todos os rituais habituais dos treinamentos. Nada de mudanças em cima da hora. Planejar a prova também é fundamental, pois uma vez que você sabe, exatamente, o que deverá ser feito, o ritmo que será impresso nas prova, a alimentação e hidratação, tudo ficará mais fácil.

Durante a prova, mantenha o ritmo para garantir um bom tempo. Se perceber que consegue aumentar a velocidade para cruzar a linha de chegada, ajuste a passada. Fuja das aglomerações e faça as curvas bem fechadas, para ganhar segundos precisos.

Prepare-se!

O grande dia está chegando e você precisar estar com a alimentação balanceada, optando por alimentos de fácil digestão, absorção e que facilitem o esvaziamento gástrico. Proteínas de origem animal, frituras, fibras e derivados do leite devem ser evitados.

Vale lembrar  que é muito importante que você  chegue com antecedência ao local da prova. Esteja tranquilo e faça, exatamente, o que seu treinador indicou. Depois disso, o melhor é curtir cada minuto da corrida. Pense que você levou muito tempo para se preparar para este momento. Sua prova é apenas o resultado do trabalho realizado durante meses de treinamento e essa dedicação só vale a pena se você estiver feliz com o que está fazendo.

(Fonte: Leonardo Marmitt, Direto-técnico Just Run Ass. Esportiva de São Paulo/Paulo Rennó, diretor técnico da Paulo Rennó Assessoria Esportiva de São Paulo)