Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A variação do treino de um corredor pode ser fundamental para que ele não enjoe e decida parar com as atividades físicas – principalmente os iniciantes. Nada melhor do que um ‘jogo de corrida’ para manter sempre a empolgação na hora da prática do esporte e dar um estímulo novo para o seu corpo, mantendo-o sempre em evolução.
Fartlek é um treinamento bem antigo, criado na década de 1930, pelo sueco Gösta Holmér. O nome também vem da Suécia: “fartlöpning” significa correr e “lek”, brincar na língua. “O treino consiste na variação de intensidade da corrida, do percurso, com subidas, descidas, treino na areia, grama, asfalto, entre outros”, explica o diretor técnico da Gamboa Sports – de Florianópolis (SC) –, Diogo Dias Gamboa. “O atleta corre o tempo todo, não pode parar.”
De acordo com o especialista, “o corredor realiza mudança de ritmo determinado por distância ou tempo, e, ao mesmo tempo, altera o percurso.” O método foi criado pensando em corredores de médias e longas distâncias. “Devido a sua eficiência, o fartlek foi introduzido no treino de outras modalidades individuais e coletivas, além dos atletas que correm percursos menores.”
Este estilo de treinamento foi criado para ser uma alternativa de quebra de rotina. “Ele não pode ser o método principal de treinamento. O ideal é que seja praticado, até, duas vezes por semana”, conta Gamboa.
O principal objetivo do fartlek é “proporcionar uma preparação física geral ao corredor, já que trabalha variações de intensidade e percurso.” No entanto, é importante que o corredor esteja fisicamente apto para exercer esse treinamento. “Caso a pessoa não tenha restrições médicas, todos podem utilizar deste método.”
Gamboa costuma utilizar o método com seus alunos para a preparação e na mudança da rotina de treino. “Observo se os atletas se adaptam bem aos estímulos e não perdem qualidade na performance.” Outro ponto é ressaltado: “o fator psicológico também é trabalhado, pois o corredor consegue fazer um treino diferente e desafiador.”
Compartilhar link