Dica do Especialista: volta das férias

Atualizado em 16 de outubro de 2018
Mais em Treinamento

Com as festas de fim de ano, muitos corredores deixaram os treinos de lado um pouco para relaxar, viajar e descansar. Na hora de retomar à rotina, calçar o tênis e botar pra correr, alguns cuidados são necessários. “O retorno aos treinamentos após as férias deve ser gradativo”, afirma Marcello Butenas, diretor técnico da assessoria esportiva homônima.

Segundo o treinador – que também é colunista da Revista O2 – “se você está parado, deve voltar trotando entre 20 e 30 minutos, três vezes por semana.” Em seguida, o tempo aumenta. “Na outra semana, faça mais três corridas de 35 a 40 minutos”, afirma Butenas. Na terceira semana, ainda em um ritmo leve, corra por 45 minutos, também três vezes.

Após esses nove treinos, o especialista afirma que a dificuldade pode começar a aumentar. “Intensifique o volume em uma das corridas da semana e comece a colocar alguns intervalados também.” Caso tenha um treinador, ele passará essa sequência com mais detalhes.

Dicas para voltar após uma, duas ou mais semanas parado

De acordo com o treinador, “é importante voltar aos poucos para que os tendões e, principalmente, os ligamento, se adaptem à sobrecarga da corrida novamente.” É comum que tendinites e lesões musculares apareçam em corredores que voltam de um período parados no mesmo ritmo em que pararam. Melhor voltar devagar do que correr o risco de se lesionar e ficar mais alguns dias sem treinar.