Com as festas de fim de ano, muitos corredores deixaram os treinos de lado um pouco para relaxar, viajar e descansar. Na hora de retomar à rotina, calçar o tênis e botar pra correr, alguns cuidados são necessários. “O retorno aos treinamentos após as férias deve ser gradativo”, afirma Marcello Butenas, diretor técnico da assessoria esportiva homônima.
Segundo o treinador – que também é colunista da Revista O2 – “se você está parado, deve voltar trotando entre 20 e 30 minutos, três vezes por semana.” Em seguida, o tempo aumenta. “Na outra semana, faça mais três corridas de 35 a 40 minutos”, afirma Butenas. Na terceira semana, ainda em um ritmo leve, corra por 45 minutos, também três vezes.
Após esses nove treinos, o especialista afirma que a dificuldade pode começar a aumentar. “Intensifique o volume em uma das corridas da semana e comece a colocar alguns intervalados também.” Caso tenha um treinador, ele passará essa sequência com mais detalhes.
De acordo com o treinador, “é importante voltar aos poucos para que os tendões e, principalmente, os ligamento, se adaptem à sobrecarga da corrida novamente.” É comum que tendinites e lesões musculares apareçam em corredores que voltam de um período parados no mesmo ritmo em que pararam. Melhor voltar devagar do que correr o risco de se lesionar e ficar mais alguns dias sem treinar.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…