Junto com o novo ano, começam os treinamentos de base para ganhar resistência e força para correr mais. Mas nem sempre é fácil ter a motivação para correr e manter os treinos em dia – ainda mais neste período em que, normalmente, estamos longe de competições. Às vezes é a cama que está muito gostosa, ou aquela festa com os amigos que você não pode perder…
A verdade é que ficar sem motivação para correr acontece com todo mundo em algum momento. Pensando nisso, separamos sete dicas para você continuar na ativa, seja qual for seu objetivo. Confira:
1 – Encontre sua “tribo”
Ter amigos que compartilham dos mesmos hobbies ajuda a não perder a motivação para correr. Seja na assessoria esportiva que você treina, em páginas ou grupos nas redes sociais, ou treinos entre amigos e grupos que se reúnem para praticar o esporte, não faltam pessoas que têm a mesma paixão que você! “Quando corremos entre amigos, o estado de espírito muda, você vai lá não só para correr, mas para ver seus amigos, trocar experiências e correr junto. Na teoria da inteligência emocional, o ambiente em grupo muda o estado de espírito e isso faz a motivação ser diferente também”, explica Marcelo Vieira, treinador e fundador da Movement Lifestyle.
2 – Treinar em lugares diferentes
O mesmo trajeto, o mesmo treino e a mesma distância costumam deixar a corrida monótona. Então invista na variação para não perder a motivação para correr. Sabe aquele parque mais longe de casa que você nunca experimentou? É uma boa pedida para variar o treino e manter-se motivado. Ir para uma trilha ou viajar para uma outra cidade e conhecê-la correndo também são ideias bacanas para melhorar a motivação para correr.
3 – Tenha objetivos
Criar objetivos ajuda a ter motivação para correr. Escolha uma prova, uma distância nova ou mesmo tenha uma meta na corrida. Isso ajuda a manter a mente positiva durante os treinamentos. Emagrecer, correr 10 km e criar pequenos desafios de aumentar a distância semanalmente são alguns exemplos do que você pode fazer.
4 – Crie uma rotina de treino
“Criar o compromisso de treinar, determinar na agenda, como se fosse uma reunião, como se fosse um compromisso de trabalho, é essencial. É o seu compromisso com seu corpo e fica mais difícil falhar quando você coloca nesses termos”, sugere o treinador Marcelo.
5 – Invista na corrida
Quando “dói no bolso” a gente costuma dar mais valor e fica mais complicado perder a motivação. Então, invista na corrida: inscreva-se em provas, compre equipamentos bons, matricule-se em uma assessoria esportiva ou academia. Tudo isso ajuda a manter a motivação para correr lá no alto!
Quer encontrar uma prova/objetivo? Inscreva-se para o seu próximo desafio aqui: https://www.ativo.com/calendario/
6 – Aproveite a tecnologia e as redes sociais
Escolher um aplicativo que te ajude a planejar o treino e, também, compartilhar nas redes sociais sua evolução, são formas de se motivar para correr e até criar um ambiente de competição saudável para estimular mais ganhos no esporte. Confira os melhores apps para treinar!
7 – Varie a atividade física
O chamado descanso ativo pode ser uma boa alternativa para variar o treino e você não ficar desmotivado. Andar de bike, fazer uma aula diferente na academia, nadar… escolha outra atividade para intercalar com a corrida e fuja do comodismo!
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…