Dicas para correr à noite

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Correr no período da noite é uma tendência comum para quem tem pouco tempo ou quer fugir do calor, sobretudo no verão. Provas noturnas, que unem um clima de balada com corrida – como a Night Run – também já fazem parte do calendário de muitos atletas profissionais e amadores. Veja algumas dicas antes de calçar os tênis e partir para as ruas ao escurecer.

Cansaço do dia a dia

“Um dos inconvenientes de se treinar à noite pode ser o do estresse do dia, acumulados durante o trabalho, já que o corpo passou por pelo menos 12 horas acordado e pode estar sobrecarregado pelo esforço físico e emocional dos afazeres diários”, afirma o Miguel Sarkis, diretor técnico da assessoria de corrida que leva o seu nome.

Tarefas rotineiras tendem a consumir as energias do corredor, que pode não ter condição física o suficiente para treinar no fim de sua jornada diária. Para resolver este problema, o treinador recomenda: “observe se sua percepção para as condições físicas demonstra evidências de bem estar. Isso poderá favorecer um melhor aproveitamento da carga de treino que deseja para este período.”

Visibilidade
É fundamental que o corredor chame a atenção de quem passa pela rua, para evitar acidentes, já que é mais difícil de ser enxergado à noite. “Existem roupas feitas com tecido refletivo, desenvolvidas realmente com este intuito de chamar a atenção em locais mais escuros", diz Daiana Priscila Voigt Gamboa, treinadora da assessoria esportiva BK Sports. "Correr contra o fluxo também é mais indicado, porque, se o motorista não ver o corredor, pelo menos ele vê o carro.”

"É bom que o atleta escolha locais que já conheça, para evitar os buracos e outros obstáculos comuns nas vias, causadores de muitas lesões", completa.

Alimentação
Muitas vezes, quem treina no período noturno tem o almoço como a sua última refeição completa antes de correr. Isso pode interferir no rendimento e até mesmo colocar a saúde em risco. O ideal é fazer um lanche balanceado antes do treinamento ou prova. “Um erro que o corredor nunca deve cometer é correr em jejum. As frutas são boa opção, e alimentos que contenham carboidrato também são importantes, já que dão a energia necessária para a prática do esporte”, aconselha Ronaldo Martinelli, diretor técnico da 5 Ways Sports Consulting.

“Saco vazio não para em pé. Sempre aconselhamos quem pratica o esporte a comer a cada três horas, para manter o organismo em funcionamento. Porém, esse lanche não pode ser algo muito pesado antes dos treinamentos, para que o atleta não venha a passar mal”, completa Daiana.