Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Quando o assunto é perda de peso, os exercícios aeróbicos – como a corrida – sempre foram considerados ideias, em relação aos treinos de força – como a musculação. Porém, um novo estudo da Universidade Arizona State, nos Estados Unidos, mostra que os trabalhos anaeróbicos queimam duas vezes mais calorias por minuto, do que antes se acreditava.
Segundo a equipe de pesquisadores, os antigos estudos sobre o assunto utilizavam uma equação inapropriada para calcular o gasto de energia nos treinos de resistência. No experimento, os cientistas usaram duas equações para calcular o gasto calórico em flexões, abdominais, agachamentos e puxada na barra. A primeira, foi o método tradicional, já utilizado nas pesquisas anteriores. O segundo, um modo inovador e mais preciso de medir o esforço em exercícios anaeróbicos. As diferenças foram consideráveis:
Flexão
Equação tradicional: 4,1 calorias por minuto
Equação nova: 8,56 calorias por minuto
Abdominais
Equação tradicional: 4,09 calorias por minuto
Equação nova: 7,29 calorias por minuto
Agachamentos
Equação tradicional: 5,28 calorias por minuto
Equação nova: 9,33 calorias por minuto
Puxada na barra
Equação tradicional: 4,03 calorias por minuto
Equação nova: 9,95 calorias por minuto
No estudo, 12 homens saudáveis realizaram um dos quatro exercícios por 20 vezes, em 60 segundos. Em seguida, descansavam por cinco minutos e iniciavam outra das atividades. Foram três séries de cada, em 72 minutos.
Os exercícios de fortalecimento já eram considerados importantes para os corredores. Intercalá-los às corridas pode potencializar o efeito para quem quer perder os quilinhos extras.
Compartilhar link