O treinamento de um corredor envolve muito mais do que horas e horas de corrida no asfalto. É preciso inserir na rotina de treinos a musculação, para prevenir lesões e ganhar mais força, e também exercícios funcionais, que melhoram o condicionamento cardiorrespiratório e ajudam a melhorar a performance.
Por meio do treinamento funcional, o atleta trabalha velocidade, flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio, resistência e, também, tempo de reação muscular. Com isso, consegue-se aprimorar a postura do corredor durante as passadas, refinar a execução do movimento e, consequentemente, elevar seu desempenho individual.
No vídeo abaixo, você confere uma série de exercícios que fazem parte do treinamento da ultramaratonista de montanha Lígia Almeida. A atleta já completou, entre muitas outras provas, a 120k Patagônia, na qual foi a primeira brasileira a chegar em 4º lugar entre a elite feminina.
Desenvolvido pelo estúdio Ready4, o treino traz três sugestões de exercícios:
Escalador: fortalece e tonifica o core, pernas e braços, além de melhorar o equilíbrio, a coordenação e o sistema cardiovascular.
Agachamento 180º: trabalha a rotação e a pliometria, coordenação motora, potência e estabilização. Um exercício bem completo e muito bom também para o sistema cardiovascular.
Salto no bosu: explora mais a estabilidade do atleta e é muito recomendado, portanto, para os corredores de montanha. É um movimento explosivo e dinâmico que desenvolve a estabilização de tornozelo e joelho, além de trabalhar bastante os glúteos.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…