Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A corrida tem a fama de ser um esporte que causa lesões devido ao impacto provocado nas articulações. Sim, lesões na corrida podem acontecer – assim como em qualquer outro esporte. O que vai prevenir lesões não é, portanto, o tipo de atividade física, mas sim as suas atitudes. Se você não exagerar na dose e fizer um bom treino de fortalecimento muscular, tem grandes chances de nunca se machucar.
“A musculatura exerce um importante papel de amortecimento. É como um airbag que protege nossos ossos, tendões e articulações. Ela tem a capacidade de absorver boa parte do impacto, que pode ser de até oito vezes o peso do corpo durante a corrida”, explica a médica do esporte Lenina Matioli.
Toda vez que caminhamos, nossas articulações recebem impacto de até duas vezes o peso do corpo. Conforme vamos aumentando a velocidade e começamos a correr, esse impacto pode chegar até oito vezes o peso corporal. Agora imagine uma pessoa de 60 kg, correndo uma velocidade intensa. Seu corpo pode estar tendo de suportar um impacto em torno de 480 kg a cada passada. Assustador, não?
Com o tempo, certamente esse organismo não vai suportar tamanha sobrecarga e começará a dar sinais de que algo está indo errado. “Muitos corredores acabam se acostumando a sentir dor. Quando o sintoma piora, o problema já evoluiu para um quadro bem mais complicado”, alerta o fisioterapeuta André Nogueira. O caminho? Ganhe força sempre!
Siga a planilha de treinamento do treinador Mamede Cazelle, da Assessoria Esportiva Pacefit, que possui elementos específicos para que você ganhe fortalecimento muscular com a corrida.
OBS: Terça e quinta – treinos de musculação
Compartilhar link