A corrida é considerada o esporte mais democrático do mundo porque é preciso apenas de um par de tênis para ser praticado. Mas há aliados tecnológicos que podem ser importantes para melhorar a qualidade do treino e garantir que a atividade seja feita de forma segura. Um deles é o frequencímetro.
Este equipamento mede sua frequência cardíaca durante a atividade física e pode ser um aliado para a saúde e também para o desempenho. Muitas aulas e planilhas de treino se baseiam na porcentagem da frequência cardíaca máxima do atleta para determinar a intensidade de cada sessão de exercícios.
“A frequência cardíaca é o termômetro do organismo porque ela é absoluta. A velocidade é relativa, depende da altimetria, se está calor ou frio. Muitas vezes você vai a um lugar quente e vai precisar ser menos intenso no treino. A frequência cardíaca te ajuda a modular esse exercício”, explica o coordenador da MPR Assessoria Esportiva, Emerson Gomes.
A cinta peitoral, que mede efetivamente a frequência, transmite as informações a um relógio, em que o corredor pode acompanhar em tempo real seus batimentos cardíacos. Muitos equipamentos também têm funções agregadas, como cronômetro e contagem de calorias.
Para quem gosta de treinar em academias, há ainda outra boa notícia. Alguns modelos de frequencímetro podem ser sincronizados com as esteiras para que o batimento cardíaco seja mostrado diretamente no visor do equipamento de treinamento.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…