Deite-se confortavelmente e feche os olhos. Comece a contar de 100 a 0 em ordem decrescente. O corpo vai ficando mais relaxado e os olhos, mais pesados… Parece até cena de filme, mas a hipnose é uma técnica bastante utilizada pela medicina para diversas finalidades: superação de traumas, reviver lembranças para entender bloqueios emocionais e mentais e por aí vai. O método, inclusive, dispõe de muitas técnicas que podem ser benéfica para corredores, pois servem de terapia para o treinamento da mente.
O exemplo de uma técnica aplicada à corrida é se concentrar em aumentar sua resistência ou imaginar uma prova na qual você esteja correndo com ótima performance. Esse tipo de exercício mental precede o desempenho físico. “Principalmente em competições, quando os atletas sofrem muita pressão psicológica que desencadeia no estresse. Neste caso, a hipnose ajudará na forma de lidar com essas pressões, proporcionando mais tranquilidade e, portanto, melhora no desempenho”, explica Leonard Verea, psiquiatra especializado em hipnose dinâmica.
A relação entre hipnose e esportes é explorada há mais ou menos uma década. Um artigo da Universidade de Staffordshire relatou bons resultados da técnica para o futebol. Verea explica melhor os benefícios voltados para quem corre.
“Com estímulo e treino é possível melhorar o desempenho, utilizando cada vez mais nosso cérebro”. Entretanto, a principal dúvida é se a pessoa hipnotizada sofre algum tipo de efeito colateral com a técnica, ou seja, se há riscos para a saúde. “Nenhuma parte do cérebro é efetivamente desligada durante a hipnose. Em vez disso, a conexão de certas áreas é modificada, com separações entre algumas delas e maior integração entre outras”, esclarece Verea.
O psiquiatra afirma que o estado de hipnose altera as ligações entre o córtex pré-frontal e a ínsula, duas regiões do cérebro responsáveis por tomar decisões e coordenar emoções, o que explicaria o caso de pacientes que conseguem superar dores a partir da técnica.
Em outras palavras, se conduzida por profissionais especializados, a hipnose pode ser uma ótima aliada para você encarar a ansiedade com mais sabedoria e obter mais controle das emoções que podem atrapalhar a sua performance. “A hipnose vem se mostrando cada vez mais, não só como um coadjuvante ou complementar, mas como principal instrumento no desenvolvimento do potencial humano”, completa.
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…