Shutterstock
Foto: Shutterstock

Desaquecimento: faça e se recupere melhor após a corrida

Atualizado em 22 de dezembro de 2016
Mais em Treinamento

Você sabe qual a importância do desaquecimento para sua recuperação pós-prova? O descanso ativo é a melhor forma de se recuperar depois de um exercício intenso. Quando um corredor está em plena atividade, seu corpo trabalha em uma intensidade muita alta. Se parar de forma abrupta, terá uma queda brusca da frequência cardíaca e da pressão arterial, podendo haver taquicardia e náusea, além de tontura e desmaio.

“O desaquecimento vai fazer com que seu corpo volte a sua normalidade de forma mais calma. Nesse processo, o corredor vai reduzir a frequência cardíaca de forma mais tranquila, diminuir o nível de pressão arterial, fazer com que os hormônios e processos metabólicos se desacelerem, que o processo de ácido lácteo aconteça de forma mais efetiva, que a musculatura seja relaxada e a temperatura corporal diminua”, diz o treinador Rogério Carvalho, diretor técnico da Enduro Sports Coaching Brasil.

Com o desaquecimento, o corredor faz com que seu treino seja mais produtivo pois sairá de um momento de alta intensidade fisiológica e passará a ter uma recuperação gradativa, aproveitando melhor os resultados do treino e voltando a sua normalidade fisiológica natural. 

“De 5 a 15 minutos de uma caminhada ou um trote bem leve já são o suficiente para que os processos de desaceleração hormonal e metabólico aconteçam no corpo, o que resulta em uma recuperação mais eficaz”, diz o treinador Daniel Teodoro, diretor técnico da assessoria esportiva Teo Esportes.

Além da caminhada, é importante que o corredor faça um bom alongamento depois da prova para soltar a musculatura, ou uma soltura miofacial, além de se hidratar para acelerar a diminuição da temperatura corporal.