Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Os temidos treinos intervalados podem ficar mais prazerosos se forem realizados enquanto se ouve música. Pelo menos é o que aponta um estudo realizado pela McMaster University, do Canadá, que analisou a percepção de esforço de voluntários durante sessões de treinos intervalados e de alta intensidade.
Segundo a pesquisa, que contou com 20 jovens fisicamente ativos e sem experiência prévia em treinos intervalados, ouvir música aumenta a sensação de prazer durante estas sessões e também deixa o atleta mais propenso a repetir este tipo de atividade no futuro. O estudo foi publicado no Journal of Sports Sciences.
Os voluntários tiveram 2 minutos de aquecimento em uma bicicleta ergométrica seguidos de quatro sessões de 30 segundos de atividade com o máximo de performance possível, separadas por 4 minutos de intervalo entre cada tiro. Fizeram isso duas vezes. Uma sem música e outra ouvindo faixas previamente escolhidas.
Em uma escala de 1 a 7, os voluntários deram, em média, nota 5 aos cansativos treinos. Ao realizarem a mesma sessão de exercícios ouvindo suas músicas preferidas elevaram a classificação para quase 6. A trilha também aumentou a porcentagem dos atletas que afirmaram ter intenção de continuar fazendo treinos intervalados no futuro.
De acordo com Matthew Stork, chefe da pesquisa na McMaster University, estes resultados apontam que os treinos intervalados de alta intensidade podem não ser tão mal encarados pela maioria das pessoas quanto alguns especialistas previam.
Compartilhar link