Apesar do nome, os 42K de Floripa não são reservados exclusivamente aos maratonistas. A prova tem outras dua distâncias 21 km e 10 km, com as mesmas características da maratona: belas paisagens e percurso favorável a recordes pessoais e estreias.
A largada e a chegada dos atletas das três distâncias são na Avenida Cláudio Alvim Barbosa, na Beira-Mar Continental. Diferem apenas o horário do início de cada prova.
A Meia de Floripa já é uma das corridas mais tradicionais do calendário da Ilha da Magia. Desde que passou a integrar os 42K de Floripa, no entanto, seu percurso passou a ser ainda mais elogiado. Em grande parte pela passagem pelas pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles , que ligam o continente à ilha.
Inscreva-se nos 42K de Floripa.
Os atletas de Meia de Floripa largam da Beira-Mar Continental e seguem na avenida da largada por pouco mais de um quilômetro em direção à rua 14 de Julho, onde há o primeiro posto de hidratação, e seguem para o acesso à ponte Pedro Ivo Campos.
Cruzando a ponte, chegam à porção insular de Florianópolis, onde permanecem a maioria da prova. O primeiro posto de hidratação na ilha está logo na saída da ponte no km 5.
A partir daí, a Meia de Floripa segue pela orla da ilha tomando as avenidas Jornalista Rubens de Arruda Ramos e Governador Irineu Bornhausen, onde os atletas fazem um contorno pouco antes do km 10 e retornam pelas mesmas vias.
O retorno ao continente para a parte final da prova é no km 17, com a famosa ponte Colombo Salles.
“É muito importante que os atletas que desejam bater um RP lembrem-se e estejam bem fisicamente para fazer a subida da ponte”, aponta o diretor e treinador da assessoria de corrida catarinense Just Run, Leonardo Marmitt.
Ao cruzarem a ponte, os atletas retornam ao continente para a porção final da prova. Nova passagem pela 14 de Julho deixa os corredores de novo na avenida Cláudio Alvim Barbosa para a chegada.
Quem não se sentir preparado para enfrentar 21 ou 42 km também pode participar do evento, com a Joy Run. Na temporada passada, ela teve 7 km de distância. Em 2019, será de 10 km, oferecendo aos atletas a chance de estabelecerem seus recordes pessoais em uma das distâncias mais tradicionais das provas de rua – o percurso ainda não foi divulgado.
“Para bater um recorde pessoal na distância, é interessante utilizar a estratégia de correr de modo cadenciado os primeiros 5 Km e, então, aumentar a intensidade na metade final da prova. Chamamos isso de split negativo”, explica Fabiano Braun, treinador da assessoria Floripa Runners.
Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…
Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…
Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…
Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…
A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…
A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…