Como melhorar sua corrida com treinos em escadas

Atualizado em 01 de dezembro de 2016
Mais em Treinamento

Os treinos em escadas podem ser uma boa alternativa para quem quer melhorar a corrida e perder peso, pois sua alta intensidade proporciona maior gasto calórico e, ainda, ajuda no desenvolvimento da potência muscular. Quer saber como realizar esse treinamento sem erro? Veja as dicas a seguir! 

Mais potência!
Um dos principais benefícios dos treinos em escadas é o ganho de potência, pois o atleta deve usar muita força muscular para impulsionar seu corpo para cima e para frente. “Para isso, é necessário grande despendimento de energia e força, proporcionando grande ativação do CORE (região que envolve abdôme, coluna e quadril). Desta forma, e diante desta intensidade, os treinos de escada resultam em grande ganho de potência muscular”, explica o treinador João Moraes, diretor técnico XTRY Assessoria Esportiva.

Melhorando a técnica
Ao treinar em escadas, o corredor consegue trabalhar de forma mais eficiente a biomecânica da corrida. Isso porque usa de maior amplitude para subir os degraus, o que resulta numa melhora da amplitude das passadas em terreno plano, como em provas, por exemplo.

 

 

Mais fôlego
“Com o treino em escadas, o corpo fica treinado para suportar cargas extras e, portanto, será mais resistente a cargas mais leves”, sugere o especialista, que lembra que este resultado dependerá, é claro, do volume de treino. “Por isso, o ideal é seguir as recomendações de seu treinador, que irá avaliar o seu momento e prescrever a dose certa de treinos em escadas para que venham os resultados desejados.”

Evitando lesões
Um outro ponto positivo deste tipo de treinamento é que ele gera menos impacto às articulações. “A subida de escadas conta com uma biomecânica favorável, com pouquíssimo impacto e com bastante trabalho muscular relacionado à corrida”, fala João. Mas fique esperto:  a descida nas escadas, apesar de também proporcionarem um excelente trabalho muscular, têm mais impacto.

Primeiros passos
O número de degraus, sua largura e altura não interferem tanto no treino. O importante, segundo o treinador, é se atentar ao volume, que será o melhor medidor para seus resultados. “O volume depende muito do condicionamento do corredor, mas é possível dizer, de maneira geral e para quem está iniciando nos treinos em escadas, que uma sessão a cada 15 dias, com 7 subidas de 30″ a 1′ e com intervalo de até 1’30” (ou o retorno ao ponto inicial) é suficiente para promover as primeiras adaptações”, finaliza.