Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Diferentes tipos de treinamentos oferecem muitos benefícios para os praticantes de corrida. Os exercícios para ganho de resistência e condicionamento físico, além do fortalecimento muscular, são aliados no aperfeiçoamento da performance. O condicionamento metabólico, conhecido como Metcon, é um bom exemplo disso.
Metcon sigfinica “Metabolic Conditioning”, ou seja, condicionamento metabólico. O metabolismo é um conjunto de reações químicas que ocorrem dentro do organismo e que podem ser influenciadas pela intensidade e o volume do exercício.
O Metcon é uma modalidade de treinamento intenso que é eficaz para ganho de resistência, emagrecimento e definição muscular em curto período de tempo, se acompanhado de uma dieta balanceada.
“A principal característica desse método de treinamento é oscilar entre as frequências cardíacas mínimas e máximas com o objetivo de melhorar a condição cardiorrespiratória e a capacidade física”, conta o personal trainer Carlos Klein.
Para atletas que buscam performance, os treinamentos de alta intensidade e que priorizam exercícios livres podem resultar em muitos benefícios – principalmente quando pensamos na prática de corrida, em que o condicionamento físico e a resistência, além de força muscular, são indispensáveis.
Além disso, o Metcon também pode ajudar a:
Para melhorar a performance e evitar lesões, o atleta precisa muito mais do que apenas correr. O fortalecimento é indispensável para os praticantes de corrida.
“Por se tratar de um treinamento completo que exige tanto da parte muscular, como da parte cardiorrespiratória, o Metcon é excelente para quem pretende ter uma boa performance durante a corrida pois ele é responsável por fortalecer os músculos que são acionados durante a corrida, aumentando assim sua resistência, além de melhorar a condição pulmonar e cardiovascular,” explica o personal trainer Eduardo Gusmão.
O treino Metcon utiliza exercícios funcionais em forma de circuito, em que são trabalhados, em conjunto, os membros superiores – responsáveis por melhorar sua postura durante a corrida – e inferiores, tornando-se assim um aliado no fortalecimento de glúteos, quadríceps e músculos posteriores, todos eles fundamentais para correr mais rápido.
Além disso, o Metcon utiliza alongamentos dinâmicos e explora diferentes zonas de treinamento, auxiliando a preparar o corpo para os diferentes níveis de esforço que podem ser exigidos durante a corrida.
Por conta de sua alta intensidade, o treino geralmente tem duração de 20 a 30 minutos e deve ser feito de duas a três vezes na semana, sempre com o auxílio de um profissional de educação física para realização correta do treinamento.
Fontes:
Carlos Klein personal trainer, especialista em treinamento funcional.
Eduardo Gusmão personal trainer, pós-graduado em nutrição esportiva, treinamento desportivo e fisiologia do exercício.
Compartilhar link