Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Para muitas pessoas, o final de ano pode ser um sinônimo de festas, guloseimas e preguiça. Confraternizar o encerramento de um ciclo com os amigos e a família é uma etapa importante e prazerosa. Mas, há também aqueles que ficam com medo de exagerar na dose e sair da linha. Para não colocar o trabalho de 12 meses em risco, eles acabam deixando o descanso de lado.
Acontece que é possível ter bons momentos sem que isso atrapalhe a rotina de corredor. “Sugiro que curtam suas férias e aproveitem para relaxar dos treinos. Assim é possível descansar não só o físico, mas também a mente”, explica o diretor técnico da Upfit, Sidney Togumi.
Com relação ao treinamento, Togumi aconselha que os corredores se mantenham fisicamente ativos, com atividades diferentes da corrida. “Eles podem fazer dois treinos leves, não muito longos, intercalando com outros esportes ou musculação, treino funcional e Crossfit”, diz o treinador.
O acúmulo de tarefas e compromissos no fim do ano podem atrapalhar a execução das atividades físicas. Para que os treinos não tomem muito do seu tempo, o professor Luis Tavares, especialista em treinamento desportivo da ECTavares, indica a rodagem. “Corra pelo menos quatro vezes por semana, durante uma hora, mantendo a frequência entre 60% e 70%. Não se preocupe com a distância que concluir”, diz.
Outra dica é evitar os treinos intervalados, “eles exigem um aquecimento mais rigoroso e consequentemente mais tempo para treinar”, afirma Tavares, que completa com algumas dicas para evitar lesões no final do ano:
Além de manter os exercícios em dia, também é necessário tomar cuidado com a alimentação. As ceias de Natal e Ano Novo costumam ser repletas de pratos calóricos e gordurosos, mas segundo o nutricionista esportivo, Luis Ricardo Alves, sair da linha uma vez por ano não é um pecado.
“Ceia de Natal é uma vez por ano, então ela não vai engordar ninguém, mesmo que exagere neste dia. O problema é o que se come durante todo ano, sem se preocupar com a saúde do corpo”, explica.
Mas não é só de comida que são feitas as festas de fim de ano. Nesta ocasião as bebidas alcoólicas também podem ser encontradas em abundância. Não é proibido beber, mas tome cuidado. Principalmente se tiver planos de treinar no dia seguinte.
“Os corredores não precisam se privar de muitas comidas para treinar no dia seguinte, apenas moderar na bebida alcoólica e dormir, no mínimo, sete horas”, alerta o nutricionista, que ainda da algumas dicas para comer bem, sem exagerar.
Compartilhar link