Para os corredores que gostam de provas mais rústicas, percorrendo trilhas e bastante sobe e desce, a pedida são as corridas em trilhas – que além de renovar a rotina, ajudam na performance, por reduzir o impacto da corrida nas pernas, ajudar no fortalecimento muscular e permitir que o atleta atinja quilometragem maior com menor risco de contusões.
” Sem contar que o visual e a natureza constroem um cenário muito envolvente”, defende Cristina Carvalho, professora e sócia-diretora do Núcleo Aventura, que garante: os treinos nas trilhas podem ser realizados até mesmo por corredores iniciantes, desde que se tome cuidado com as articulações e que se busque o equilíbrio entre uma passada e outra, para evitar lesões.
” O trabalho de força realizado em academias tambpem pode ser feito nos aclives e declives de terrenos acidentados, como morros e montanhas”, garante José Virgínio de Morais, educador físico e diretor técnico da JVM Trail Run. Porém, antes de correr em trilhas é importante fazer exercícios de reforço muscular e treinos de propriocepção dos membros inferiores associados ao fortalecimento do core.
Ficou com vontade de se embranhar na mata ou de subir uma montanha? Então confira a seguir mais dicas e cuidados para mudar de ares e experimentar os benefícios de colocar os pés na trilha.
( Revista O2- Edição 110. Jun/2012)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…