Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Para descer “todo santo ajuda”. Mas a conversa muda quando o assunto é ladeira acima. Para curti-las sem medo não tem muito segredo: basta não fugir dos treinos de subida; claro, não é uma tarefa fácil, mas esse tipo de treino é fundamental para quem quer ir mais longe ou ficar mais forte na corrida.
Se treinar direito, pode ter certeza de que um dia vai ser fácil subir. “Ao fazer treinos de subida, o corpo começa a se adaptar ao estímulo e logo você vai começar a ir mais rápido enquanto sobe”, diz Rodrigo Lobo, treinador e triatleta.
A pedido do Ativo, Lobo listou alguns dos principais benefícios de treinar subidas e algumas ideias de treino:
Para começar, faça treinos de subida uma vez por semana. Treinar com a esteira inclinada é uma alternativa, caso não tenha acesso a locais com desníveis acima. Você também vai precisar de alguns treinos técnicos para economizar energia ao correr.
Aos poucos, suba a inclinação da esteira para aumentar o nível da dificuldade. É possível combinar essa variação com descidas. Para fazer uma periodização correta, é mais indicado obter aconselhamento de um treinador de corrida. Dessa forma, fica mais fácil “acertar o ponto” de acordo com seus objetivos e nível de condicionamento.
Outra dica é não se esquecer de movimentar os braços. Eles ajudam a melhorar a impulsão e a vencer subidas com menos esforço. Evite olhar para o chão — projete a visão para a frente.
Por fim, faça treinos educativos de corrida na subida. Em provas de trail run, especialmente. O corredor aprende técnicas específicas que visam também o terreno irregular e outras variáveis que precisamos controlar em provas no meio do mato.
Além dos membros inferiores, subir exige muito do coração e dos pulmões. Por isso, além de fortalecer o corpo todo para correr, invista em treinos de alta intensidade (HIIT), que vão dar uma mãozinha para subir com qualidade.
A descida costuma castigar mais o corpo durante a corrida. Existe uma explicação mecânica para esse desgaste, a qual você pode ver aqui.
Para aprimorar a técnica de correr descendo de forma segura, com o mínimo de lesões, vejas boas dicas nesta matéria.
Compartilhar link