Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ter uma recuperação plena após uma seção de treinamento é fundamental para que o corredor evolua no esporte. Além do repouso absoluto, o atleta tem uma opção para se manter praticando alguma atividade: a recuperação ativa.
“É um método muito eficiente de reabilitar o organismo após os mais variados tipos de treinos, desde os mais longos, até os mais fortes”, afirma Leandro Sandoval, diretor técnico da assessoria esportiva Life Training, em São Paulo. Para corredores, o treinador sugere que a atividade seja feita na água. “Hidroginástica e natação são ótimas opções de recuperação ativa”, diz. Esportes variados também podem ser feitos, como os de quadra, musculação, pedalada e caminhada. “Sempre em um ritmo tranquilo, para que não cause desgaste excessivo aos músculos que precisam ser regenerados”. Atividades de muito impacto devem ser evitadas. “Haverá uma solicitação de força muito grande, o que vai acabar gerando um cansaço ainda maior à musculatura, podendo até acarretar em lesões”, completa.
De acordo com o treinador, a finalidade da recuperação ativa é “recolocar o organismo em boas condições trabalhando, mas sem agredir o que já foi feito nos treinos anteriores.”
Ela também contribui para a absorção de ácido lático – responsável por causar dores musculares após treinamentos muito longos ou intensos. “Além disso, ajuda a relaxar e manter o metabolismo ativo”, lembra Sandoval.
Compartilhar link