Uma das premissas básicas da corrida é correr bem e descansar melhor ainda. De nada adianta você querer correr sempre que possível pensando que vai ganhar rendimento se não der o devido descanso ao corpo.
É durante a recuperação que o seu corpo tem os benefícios do exercício que você acabou de fazer, porque é esse o momento em que as células musculares se regeneram.
Quando o treino é mais intenso essa pausa é ainda mais importante. Não corra no dia seguinte e, durante a semana posterior, faça treinos mais leves, para dar tempo suficiente para o seu organismo se reestruturar e ficar pronto para as novas estímulos.
No entanto, nesse intervalo não é preciso ficar parado. A melhor pedida é fazer a recuperação ativa, um método muito eficiente de reabilitar o organismo, após os mais variados tipos de treinos, desde os mais longos, até os mais fortes.
O descanso recoloca o organismo em boas condições, mas sem perder o que já foi feito nos treinos intensos. E contribui para a absorção de ácido lático, que é o responsável por causar dores musculares após esse tipo de treinamento.
Para tanto, você pode apostar em treinos de musculação regenerativos, com intensidade mais baixa, para não sobrecarregar articulações, tendões e músculos, ou fazer o tal descanso ativo dentro d’água. Hidroginástica e natação são ótimas opções, mas sempre em um ritmo tranquilo, para não causar desgaste excessivo aos músculos que precisam ser regenerados.
(Fonte: Sergio Junior, professor da Bodytech Alphaville – São Paulo)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…