A evolução de um atleta na corrida é gradual. Depois de adquirir um bom condicionamento físico, o objetivo costuma ser melhorar a performance. Para isso, os treinamentos de intensidade são fundamentais.
Como funciona?
Consiste em tiros intensos e velozes, com pausas para desenvolver um ritmo de competição. A diferença entre o treino de intensidade e o intervalado é a distância percorrida – no intervalado, são bem curtas, enquanto nos de intensidade são mais longas. O tempo das corridas é de cerca de 15 minutos e a velocidade aplicada é elevada, acima da utilizada na prova.
Para quem?
Corredores mais experientes e, se possível, com o suporte de um treinador, podem utilizar essa técnica. Iniciantes não precisam desse tipo de treino – rodagem é mais importante.
Quantas vezes por semana?
Pode variar de acordo com o período do treinamento do atleta – além do condicionamento físico –, mas esse tipo de exercício não deve ser realizado mais do que duas vezes por semana.
Cuidados para os atletas
É importante que o corredor não faça o treino em uma intensidade exagerada. O risco de lesionar é iminente. Portanto, o aumento da intensidade deve ser gradual. Além disso, o trabalho de fortalecimento muscular é indispensável para atletas que realizam esse tipo de treinamento.
Contraindicações
Esse treino não é recomendado para corredores inexperientes e, até mesmo, intermediários. As lesões podem aparecer por conta das sequência muito forte de corrida.
Fonte: Kim Cordeiro, diretor técnico da assessoria esportiva BK Sports, de São Paulo
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…