Categories: Treinamento

Treino de força: vá além da musculação

Se você corre ou quer começar a correr, provavelmente sabe da importância de apostar em um treino de força para manter o corpo preparado para a corrida. A maior parte dos corredores aposta na musculação para isso. Mas além dos exercícios que fazem com que você puxe ferro, outras atividades da academia também podem ser boas pedidas quando o assunto é trabalhar a força e, consequentemente, ajudar no desempenho durante as passadas.

Para que você tenha sucesso na corrida, o treino na academia deve ser direcionado para o tipo de prova que para o qual você se prepara. Fundistas, por exemplo, devem focar em um treino de musculação voltado para a resistência muscular, pois seus músculos precisam estar preparados para provas mais longas e que exigem mais resistência do que força. Já corredores que se preparam para provas rápidas precisam prestar atenção em treinos de força, uma vez que seus músculos devem aguentar tiros rápidos que permitem a explosão muscular.

Além disso, melhorar o percentual de massa magra, aumentar a força muscular do corpo e ter a musculatura dos membros inferiores, abdômen e costas preparada proporciona melhora na evolução das passadas, a postura durante a corrida e evita lesões.

Pensando nisso, selecionamos quatro aulas da academia que focam no ganho de força para que você tenha alternativas que vão muito além da musculação.

1. Treinos Funcionais
De maneira geral, essa modalidade fortalece o core, centro de força do corpo que compreende a região dos músculos estabilizadores, como abdômen e costas. Essa parte do corpo é muito solicitada e ativada por corredores e deve ser fortalecida por ser responsável pelo equilíbrio, estabilidade e melhora no desempenho.

2. Pilates
Este treino eficaz, e sem impacto para as articulações, consegue promover a definição muscular e a força do corpo do corredor.

3. HIIT
Um dos treinos queridinhos do momento, o HIIT (Hight-Intensity Interval Training, ou Treinamento com Intervalos de Alta Intensidade) é febre entre os que querem queimar gordura e, também, opção interessante para a melhora cardiovascular e de performance, já que proporciona ganho de força muscular e resistência.

4. Aulas Localizadas
Essa aula bastante comum nas academias é boa pedida para quem corre por conseguir isolar a musculatura e trabalhar o ganho de massa magra.

(Fonte: Damaris Dias, professora da rede de academias Smart Fit)

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

3 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

3 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago