Treino de velocidade: melhore aceleração, mobilidade e flexibilidade

Atualizado em 16 de maio de 2017
Mais em Treinamento

Diminuir o próprio tempo em uma prova não é uma tarefa simples. Para você ganhar velocidade é preciso de muito treino e dedicação. A seguir, o treinador da Academia Ready4, Gabriel Silva, ensina uma série de exercícios para ser mais veloz. Confira! 

TREINO DE VELOCIDADE

Tiro em queda

 

Ótimo treino de velocidade! Com os pés na largura do quadril, sem dobrar a cintura, comece a inclinar-se para a frente. Quando sentir que está perdendo o equilíbrio, quase caindo, inicie o tiro. Descanse por 45-60 segundos e realize outro tiro em queda. Repita de três a cinco vezes. 

Saída em flexão de braços

Deitado de barriga para baixo e com os pés alinhados com o tronco, empurre o chão até o corpo ficar em posição de saída. Com o pé dominante, realize o sprint. Descanse por 45-60 segundos e realize outra saída. Repita de três a cinco vezes. 

 

 

Saída “Escalador”

Em posição alta de flexão de braços, eleve os joelhos até a altura do abdome, alternando-os. Ao segundo sinal, realize o tiro. Descanse por 45-60 segundos e realize outra saída em flexão de braços. Repita a sequência de três a cinco vezes. 

Arremesso de medicine ball

Com uma medicine ball de 2 kg a 4 kg, em um leve agachamento, leve a bola entre as pernas. Explosivamente, estenda tornozelos, joelhos e quadril ao mesmo tempo que arremessa a bola para trás por cima da cabeça. Repita seis vezes sem intervalos. 

Salto em distância

 

Atrás de uma linha, em posição de meio agachamento, balance os braços para baixo e para cima. Estenda tornozelos, joelhos e quadril para lançar-se para a frente. Suavize a aterrissagem dobrando os joelhos e o quadril. Realize de três a cinco repetições. 

Tiro em subidas

Para realizar tiros em subidas, enfatize a elevação dos joelhos, empurrando o chão durante o deslocamento. Não ultrapasse 10 segundos e descanse 3 minutos. Realize duas repetições inicialmente, podendo chegar até oito tiros após algumas semanas.