Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Corredores estão sempre procurando novas alternativas para melhorar dentro do esporte e, cada vez mais, bater seus recordes pessoais. Uma boa maneira de aprimorar a performance são os treinos em pistas de atletismo. “Esse tipo de treinamento é válido tanto para novatos, que precisam refinar a técnica, quanto para atletas experientes, que buscam mais velocidade”, afirma o treinador Rogério Carvalho, da assessoria esportiva UPfit, de São Paulo.
Benefícios para os atletas
– Melhora o ritmo
O atleta passa a ser mais consciente sobre a velocidade que está imprimindo durante o treino, assim, acaba controlando melhor o ritmo.
– Mais velocidade
As pistas de atletismo têm 400 m em uma volta. Com essa informação, fica mais fácil para que o atleta aumente ou diminua o ritmo e, assim, utilize os treinos de velocidade.
– Aptidão para provas longas
Como este tipo de treino melhora o ritmo do atleta, os corredores adquirem mais técnica de corrida e conseguem participar de provas mais longas.
– Treinador
Se você treina com um grupo de pessoas ou com um treinador, as pistas são ideais para que ele observe a sua postura durante todo o treino, além de que o ritmo pode ser mais bem acompanhado por ambas as partes e em um espaço curto de tempo.
Treinamentos
Em pistas, você pode optar por treinos de velocidade, como os intervalados e o fartlek (variação de velocidade, sem pausa ou desaceleração) , que são mais fáceis de controlar a distância percorrida.
Caso esteja voltando de uma lesão, a pista é ideal por se tratar de um piso regular e plano que, assim, diminui o risco de torções e quedas.
Por conter uma distância fixa, a pista permite que você descubra o seu pace ideal, por manter as variáveis sob controle. Mas, atenção: como este treinamento tende a ser mais intenso, fique atento aos horários, evitando os momentos do dia em que o sol está mais quente.
(Fonte: Rogério Carvalho, da assessoria esportiva UPfit, de São Paulo)
Compartilhar link