É certo que a sede é um dos primeiros sinais de desidratação. No entanto, existem muitos atletas que esperam sentir sede para beber água, terminando sua corrida desidratado. Não tomar água o suficiente, antes de sair para o seu treinamento, pode desencadear dores durante a atividade física. Veja abaixo os principais sintomas da desidratação:
Fadiga
Sentir-se fraco e fadigado poucos minutos após começar o treinamento, muitas vezes, é um sinal de que seu corpo está necessitando de líquidos. Provavelmente, você não pode reverter esta situação sem tomar água ou uma bebida esportiva, em pequenos goles, para baixar a intensidade.
Câimbras
Os líquidos podem impedir, ou pelo menos diminuir, as câimbras musculares. Em nosso corpo, há água tanto dentro como fora das células. Quando você fica desidratado, o líquido da parte de fora das células diminui. Além disso, a redução de líquidos provoca uma descarga de forma espontânea (contração muscular) que pode conduzir a uma câimbra.
Aumento da frequência cardíaca
Se você perceber que a sua frequência cardíaca está muito mais alta em relação a sua intensidade na corrida, diminua o ritmo e espere alguns minutos. Se continuar alta, uma das causas pode ser a falta de hidratação. Isso acontece porque o seu corpo se esforça mais para manter um trabalho cardíaco constante, ou seja, quando baixa a pressão sanguínea por falta de fluidos, aumenta a frequência cardíaca. Este é um mecanismo de compensação para assegurar o transporte de oxigênio para os tecidos do seu corpo.
Dica: Para qualquer um desses sintomas, é melhor deixar o treino para o dia seguinte. Volte para a sua casa, hidrate-se e recupere-se para o seu próximo treinamento.
Prevenção
A forma mais correta de evitar a desidratação é manter o seu corpo hidratado durante todo o dia, ingerindo bastante liquido mesmo quando você não estiver com sede. Isto significa tomar líquidos antes, durante e depois do exercício. Vale lembrar que você precisa ingerir entre 400 e 600 ml de água ou bebida esportiva duas horas antes do seu treino, para começar o exercício bem hidratado.
(Fonte: atletas.info, site parceiro na Argentina)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…