Entenda os efeitos do destreino na sua corrida

Atualizado em 07 de março de 2017
Mais em Treinamento

Uma pesquisa realizada na Universidade do Texas (EUA) reuniu um grupo de corredores e ciclistas altamente treinados, que percorriam por semana cerca de 80 milhas (128 km) e 250 milhas (400 km), respectivamente. No teste, eles ficaram inativos três meses para que os estudiosos pudessem avaliar os efeitos do destreino no desempenho. 

Ao longo do estudo, foram analisados a quantidade de oxigênio e o volume de sangue que o corpo produzia durante o período parado. Identificaram que o atleta tem sua maior queda de performance logo nos primeiros 21 dias, perdendo 50% da sua capacidade.

Essa queda de rendimento imediata se dá, segundo o estudo, devido à grande perda de volume de sangue. A pesquisa explica que o corpo perde cerca de 500 mililitros de sangue nos primeiros 21 dias.

 

 

“Anteriormente, os pesquisadores pensavam que o destreino era causado pela danificação do coração. Na verdade, o coração tinha menos sangue para bombear para os músculos”, diz Edward Coyle, PH.D na Universidade de Texas e diretor do Laboratório de Performance Humana. Ainda segundo a pesquisa, o atleta irá levar cerca de três meses para perder toda a sua capacidade aeróbica. 

Efeitos do destreino
Os efeitos do destreino podem ser diferentes dependendo da  duração. “Temos diferentes possibilidades e ‘tipos’ de destreino, um deles é o de curto prazo (menos de 4 semanas) e o outro o de longo prazo (mais de 4 semanas)”, diz o treinador Antônio Caputo, da Assessoria Esportiva Speed Corrida.

“A interrupção leva à perda  parcial ou completa das adaptações anatômicas, fisiológicas e de desempenho induzidas pelo treinamento, que variam  dependendo do período de pausa”, completa.

“Um atleta altamente treinado tende a perder capacidade (aeróbica) num percentual maior que um indivíduo menos treinado. Nesse mesmo raciocínio, as perdas são mais acentuadas nas primeiras semanas de destreino e tendem a estabilizar com a continuidade da inatividade”, acrescenta o treinador Marcelo Alexandroni, da Marcos Paulo Reis Assessoria Esportiva.