Uma pesquisa realizada na Universidade do Texas (EUA) reuniu um grupo de corredores e ciclistas altamente treinados, que percorriam por semana cerca de 80 milhas (128 km) e 250 milhas (400 km), respectivamente. No teste, eles ficaram inativos três meses para que os estudiosos pudessem avaliar os efeitos do destreino no desempenho.
Ao longo do estudo, foram analisados a quantidade de oxigênio e o volume de sangue que o corpo produzia durante o período parado. Identificaram que o atleta tem sua maior queda de performance logo nos primeiros 21 dias, perdendo 50% da sua capacidade.
Essa queda de rendimento imediata se dá, segundo o estudo, devido à grande perda de volume de sangue. A pesquisa explica que o corpo perde cerca de 500 mililitros de sangue nos primeiros 21 dias.
“Anteriormente, os pesquisadores pensavam que o destreino era causado pela danificação do coração. Na verdade, o coração tinha menos sangue para bombear para os músculos”, diz Edward Coyle, PH.D na Universidade de Texas e diretor do Laboratório de Performance Humana. Ainda segundo a pesquisa, o atleta irá levar cerca de três meses para perder toda a sua capacidade aeróbica.
Efeitos do destreino
Os efeitos do destreino podem ser diferentes dependendo da duração. “Temos diferentes possibilidades e ‘tipos’ de destreino, um deles é o de curto prazo (menos de 4 semanas) e o outro o de longo prazo (mais de 4 semanas)”, diz o treinador Antônio Caputo, da Assessoria Esportiva Speed Corrida.
“A interrupção leva à perda parcial ou completa das adaptações anatômicas, fisiológicas e de desempenho induzidas pelo treinamento, que variam dependendo do período de pausa”, completa.
“Um atleta altamente treinado tende a perder capacidade (aeróbica) num percentual maior que um indivíduo menos treinado. Nesse mesmo raciocínio, as perdas são mais acentuadas nas primeiras semanas de destreino e tendem a estabilizar com a continuidade da inatividade”, acrescenta o treinador Marcelo Alexandroni, da Marcos Paulo Reis Assessoria Esportiva.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…