Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A corrida tornou-se uma das atividades físicas mais praticadas no mundo. Mas a empolgação dos atletas amadores em aumentar as distâncias vem provocando casos mais casos de lesão por falta de uma preparação adequada. Para não pular nenhuma etapa, confira o passo a passo para saber se você está pronto para correr sua primeira maratona.
Realizar um check-up completo para constatar se corridas intensas representam algum perigo para a sua saúde é essencial.
Corra por pelo menos um ano de maneira regular (três ou quatro vezes por semana) e participe de pelo menos três meias-maratonas para que seu corpo assimile as distâncias mais longas e ganhe resistência muscular.
A filiação a uma assessoria esportiva possibilita que você realize um programa de treinamento personalizado de acordo com a sua idade, seu estado físico, sua experiência no esporte e as características da maratona que pretende correr.
Massagens de relaxamento muscular e idas periódicas ao fisioterapeuta ajudam a manter os músculos e articulações em ótimo estado para os treinamentos, o que afasta a possibilidade de sofrer com lesões.
Nem sempre a forma mais adequada para melhorar sua performance é correr. Intercale treinos de corrida com musculação ou treinamentos funcionais, que te ajudarão a ganhar mais força para estar preparado para a intensa carga física que envolve uma maratona.
Nos treinamentos, use os tênis e a roupa que pensa em utilizar na maratona. O mesmo vale para géis e bebidas que serão consumidas no dia da prova. O objetivo é que o seu corpo se adapte perfeitamente ao que vem pela frente.
Bem nutrido e hidratado para uma prova, você é capaz de melhorar seu tempo. Mal nutrido e sem beber água, corre o risco de sequer terminá-la. Não é porque o gasto calórico dos treinamentos é alto que você deve exagerar na comida durante a preparação para uma maratona. Com uma alimentação balanceada, seu corpo estará preparado para um bom desempenho.
Não fique obcecado com seus tempos. Afinal, é sua primeira maratona! Lembre-se que, no fim das contas, o esporte deve ser marcado por prazer, não por sacrifício. Desfrute da sua preparação e do dia da corrida. Tempos melhores virão na sequência, acredite.
Matéria publicada pelo Activo Argentina
Compartilhar link