Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Óculos escuros fazem parte da nossa cultura há décadas, mas o primeiro modelo genuinamente esportivo surgiu apenas em 1984: o Oakley Eyeshades. Ele foi criado pelo fundador da marca, Jim Jannard, a partir de suas próprias necessidades.
Para bloquear a luminosidade que entrava pela lateral de seus óculos nas estradas da Califórnia, criou um modelo curvado e utilizou uma borracha hidrofílica, a mesma das manoplas das motos de motocross, para aumentar o grip no suporte nasal.
Assim, deu proteção e segurança para atletas utilizarem os óculos como parte do equipamento esportivo. A revolução seguinte do mercado veio poucos anos depois com o Blades, um modelo que permitia aos usuários trocar as lentes de acordo com a luminosidade do ambiente.
Veja a linha do tempo dos óculos escuros no esporte (clique na imagem para ampliar)
Nas décadas que se seguiram, os óculos escuros tornaram-se, de fato, parte integrante do equipamento de treino e competição de amadores e profissionais.
Novos modelos de performance surgiram, alguns explorando até novas maneiras de vestir o acessório. E outros casuais, que ajudaram a promover o lifestyle esportivo, apostando em dar novas funcionalidades ao acessório – até tocador de música já foi acoplado às hastes.
Um dos passos mais recentes nesta evolução aposta no uso das lentes Prizm, que criam um melhor contraste das cores para o usuário, em uma armação desenhada para ser a mais leve do mundo. O EvZero Path pesa apenas 22g. No futuro, a aposta é transformação dos óculos em gadgets para auxiliar nos treinos.
Compartilhar link