13 atletas são flagrados no doping; dois perdem a vaga no CrossFit Games 2018

Atualizado em 16 de julho de 2018

Depois de muita especulação, o site oficial da maior competição de condicionamento físico do mundo confirmou que 13 atletas testaram positivo para substâncias irregulares e receberão punições da organização. Os casos mais graves são do russo Andrey Ganin, da americana Emily Abbott e da equipe Team Colombia Parceros, que ficarão de fora do CrossFit Games 2018.

Andrey Ganin foi quarto colocado no Europe Regional e dará vaga para o sexto colocado Frederik Aegidius, marido de Annie Thorisdottir. A atleta publicou um vídeo informando que seu parceiro estaria confirmado na competição. A partir daí surgiram os rumores sobre novos casos de doping.

Pouco tempo depois o site oficial da competição informou todos os atletas flagrados. Além de Andrey Ganin, Emily Abbott, então campeã do West Regional, também ficará fora do CrossFit Games 2018. Meredith Rooth foi a sexta colocada e irá ocupar a vaga.

 

 

Outro caso que terá influência direta no campeonato é do Team Colombia Parceros, equipe vencedora do Latim America Regional. Maria Ceballos, uma das integrantes do time, também testou positivo, resultando na desclassificação imediata de toda equipe. Assim, os argentinos da Samurai Team irão representar a América Latina no CrossFit Games 2018.

Os flagrados receberam uma punição de quatro anos fora de qualquer competição organizada pela CrossFit Inc. (Open, Regionals, Games, Team Series e Invitational), com exceção de Kara Paslay, 37ª colocada no Central Regional, que recebeu punição de dois anos.

Todos os atletas foram notificados após testarem positivo e tiveram 10 dias para apresentar suas justificativas ou apelações, e só depois disso receberam a punição. A organização informou que outros atletas também já foram notificados, e ainda estão no período para se defenderem.

Recentemente outros atletas também falharam nos exames antidoping. Laura Rosier, que competiu o Central Regional com a equipe East Woodbridge do Central Regional, e Dean Shaw, que competiu com a equipe CrossFit Valey Road no Meridian Regional, foram desclassificados juntos de suas equipes. Além deles, outros três atletas individuais que não se classificaram para o CrossFit Games 2018 também foram flagrados e punidos.

13 atletas flagrados no antidoping; Adrey Ganin e Emilly Abbott fora do CrossFit Games 2018

13 atletas são flagrados no doping; dois perdem a vaga no CrossFit Games 2018

Lista completa de atletas punidos por doping: posição no regional, nome, região, substâncias e tempo de punição respectivamente