Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Desde 2011 realizando duas etapas classificatórias (Open e Regionais) para o principal campeonato de condicionamento físico do mundo, a CrossFit Inc. anunciou recentemente que o CrossFit Games 2019 terá um novo e polêmico formato de classificação. A organização revelou o fim das etapas Regionais e anunciou diversos eventos sancionados.
Ao que tudo indica, 16 campeonatos ao redor do mundo ganharão selo oficial da CrossFit e vão garantir vagas diretas para os vencedores das categorias masculinas, femininas e por equipes. Os 16 eventos sancionados já foram divulgados, entre inéditos e outros já conhecidos pela comunidade do crossfit.
Mas não será somente pelos eventos sancionados que os atletas poderão conquistar uma sonhada vaga para o CrossFit Games 2019. A organização prometeu manter o Open, classificando para o torneio os melhores de cada país na classificatória online e os 20 melhores homens e mulheres num ranking mundial, além de distribuir quatro convites para atletas que não se classificarem em todas as etapas anteriores.
Com isso, a competição poderá ter mais de 150 atletas confirmados na elite masculina e feminina, tornando uma grande incógnita o formato, duração e as provas para a próxima edição. Os eventos sancionados terão organização e workouts próprios, exigindo cada um deles uma etapa online qualificatória.
A América Latina ganhou seus próprios eventos sancionados, comprovando a força da comunidade na região. Em maio de 2019 São Paulo sediará a primeira edição do Brazil CrossFit Championship. Buenos Aires será a casa do Southfit CrossFit Challenge em dezembro de 2019, garantindo vaga somente para o CrossFit Games 2020, assim como o Pandaland CrossFit Championship, na China.
Atletas teens e masters seguem com o futuro indefinido na competição. Sem nenhuma posição oficial da organização, a expectativa é que as categorias para adolescentes e experientes sigam apenas com etapas online (Open e Online Qualifier) como fases rumo ao CrossFit Games 2019.
Todas essas mudanças ocorrem porque Glassman, fundador da CrossFit Inc., vê altos custos em todo o processo Open-Regionais-Games e avalia que as questões de saúde que envolvem o crossfit como prática são mais importantes e mais baratas. Por isso, o chefe da organização pretende atingir o maior número possível de afiliadas ao redor do mundo sem gastar tanto.
Compartilhar link